PIB da Zona Euro aumenta 1,2%

Este crescimento foi registado no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2014. Também o Produto Interno Bruto da União Europeia a 28 aumentou, neste caso 1,6%, de acordo com as estimativas rápidas da Eurostat.

O PIB ajustado aos 19 países que constituem a Zona Euro aumentou 1,2% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo do ano passado – menos 0,1 pontos percentuais do que se antecipava – anunciou o gabinete de estatística da União Europeia, com valores já ajustados à sazonalidade.

O crescimento em cadeia ficou 0,1 pontos percentuais abaixo do registado nos primeiros três meses do ano. Em relação ao PIB da Zona Euro este foi de apenas 0,3%, e de 0,4% no total da UE, neste segundo trimestre.

Das principais potências económicas do euro, a Alemanha registou o maior crescimento, mas sem ir além dos 0,4%. A França ficou retida nos 0%, quando se esperava a manutenção do crescimento (+0,2%). O maior crescimento teve lugar na Letónia, com 1,2%, mas em termos de dimensão económica o destaque mais positivo vai para Espanha, que viu o PIB subir 1%.