Plataforma portuguesa de aprendizagem de código distinguida pela União Europeia

A ubbu, uma plataforma portuguesa de aprendizagem de código para crianças, foi distinguida no European Digital Skills Awards 2023. O júri escolheu a ubbu na categoria Empowering Youth in Digital, para a qual se candidataram outros 52 projectos de países como Alemanha, Espanha ou Itália.

 

A edição deste ano dos prémios impulsionados pela União Europeia recebeu um total de 330 candidaturas. Portugal encontra-se no pódio dos países que apresentaram mais candidaturas – em concreto, 52, atrás de Espanha, com 60 candidaturas, e de Itália, com 83.

Os prémios foram criados em 2016 com o objectivo de incentivar a partilha de experiências e ideias sobre formas de dotar os europeus de competências digitais a todos os níveis. Os prémios pretendem dar visibilidade aos melhores projectos e iniciativas que estão a ajudar a colmatar o fosso digital em cinco categorias distintas: Empowering Youth in Digital, Digital Upskilling @ Work, Digital Skills for Education, Inclusion in the Digital World e Women in ICT Careers.

O júri elegeu a ubbu pela «sua capacidade de escala e impacto em vários países e pelo seu formato atraente», acrescentando que esta «é uma plataforma concebida especificamente para ser usada por famílias, professores e pessoas sem experiência em programação, tornando-se uma ferramenta formidável para crianças e adultos aprenderem juntos. Além disso, o modelo de negócios da ubbu torna-a altamente sustentável ao longo do tempo».

Para João Magalhães, CEO da ubbu, «a distinção nos EDSA2023 é um reconhecimento de todo o trabalho no sentido de levar as ciências da computação ao maior número de crianças possível. Para a ubbu, a melhor forma de preparar as crianças e jovens para o futuro é dotando-os desde cedo, nas escolas, das capacidades necessárias para terem sucesso no contexto de evolução e massificação da tecnologia em que vivemos. Este prémio representa uma motivação redobrada para o continuarmos a fazer».

A ubbu é uma plataforma de programação e ciência de computação dirigida a crianças entre os seis e os 12 anos, tendo já sido realizadas quase 40 milhões de actividades desde o seu lançamento, em 2015. Através de jogos e desafios, com um currículo baseado nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as crianças aprendem a linguagem do código aplicando-a a problemas do dia-a-dia.

Ler Mais