Por que devem as empresas promover o trabalho flexível?

A flexibilidade no horário de trabalho é hoje uma prioridade para os colaboradores e a verdade que o horário “normal” de trabalho está a deixar de existir. Tendo isto em mente, a Sage apresentou sete razões para os líderes empresariais aceitarem os benefícios de um trabalho flexível.

 

De acordo com um estudo da Sage, mais de 80% dos 3500 colaboradores inquiridos, a nível mundial, dão importância e valorizam a possibilidade de um trabalho flexível e remoto. E no Reino Unido, por exemplo, já só 6% dos colaboradores cumprem horários ditos “normais”.

Assim, a Sage defende que o trabalho flexível deveria ser o foco de todas as empresas. «Desde ajudar na retenção de talentos à criação de experiências de trabalho positivas – considerado importante por 92% das pessoas – os seus benefícios a curto e a longo prazo poderão vir a revelar-se inestimáveis»,  afirma-se.

Apresenta assim sete razões para as empresas promoverem o trabalho flexível:

1. O mundo laboral mudou
Tornou-se prática comum, por exemplo, a realização de reuniões virtuais ou a interecção com pessoas em fusos horários diferentes, o que dificulta cumprir um horário “rígido” de trabalho. Para terem com colaboradores motivados e envolvidos, as empresas devem estar preparadas para aceitar esta mudança no mundo do trabalho,  promovendo a flexibilidade.

2. Ajuda a atrair e reter talentos
É cada vez mais difícil atrair e reter talento, e muitas indústrias debatem-se com a falta de mão-de-obra qualificada. E para muitos destes talentos a flexibilidade é um factor-chave. Por exemplo, um estudo recente mostrou que 54% das pessoas considerariam mudar de emprego se tal significasse maior flexibilidade. No actual ambiente empresarial altamente competitivo, esta poderá ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.


3. Estimula a produtividade
A maioria das pessoas que trabalha 40 horas semanais refere que sente ser produtiva apenas em 3,75 dias, dos 5 dias em que trabalha. A pesquisa da Sage mostra que os colaboradores normalmente trabalham apenas 30 horas por semana, o que significa que existe um dia em que estão presencialmente, mas não efectivamente a trabalhar.


4. Mostra que a empresa confia nos colaboradores
A pesquisa da Sage revelou também que os colaboradores desejam sentir-se valorizados e reconhecidos, e 66% dos inquiridos considera que este é o aspecto mais importante do seu dia-a-dia no trabalho. Dar a liberdade de trabalharem à sua maneira, mostra-lhes que são um membro valorizado e de confiança da equipa, motivando-os a mostrar resultados.


5. Melhora o bem-estar
Mais de um terço dos colaboradores entrevistados pela Sage (39%) consideram que os Recursos Humanos e as equipas responsáveis pelas pessoas poderiam fazer mais para melhorar o bem-estar no trabalho, com iniciativas como a oferta de fruta ou financiar a adesão ao ginásio. Neste caso, o trabalho flexível pode ajudar a reduzir o stress.


6. É uma exigência dos colaboradores
De acordo com a Fuze, quase 50% dos trabalhadores, de todas as gerações, queriam ter maior mobilidade no seu trabalho, e esta percentagem cresce para 70% nos trabalhadores entre os 16 e os 44 anos de idade.


7. A tecnologia mudou
Não é preciso estar fisicamente no escritório para se ser competente no trabalho. Actualmente, a maior parte dos colaboradores dispõe de tudo o que precisa no seu smartphone ou tablet, o que significa que podem trabalhar a partir de qualquer lugar, e em qualquer altura. Por exemplo, a cloud permite aos colaboradores o acesso seguro a documentos a partir de uma localização externa, e as ferramentas colaborativas e de comunicação permitem o trabalho em grupo, mesmo entre membros que se encontrem em diferentes países.


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