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Por vezes despedir é inevitável. Mas há vários factores a ponderar (e planear é essencial)
O despedimento é um tema recorrente no sector de Recursos Humanos de qualquer empresa. Nestes tempos que vivemos mais ainda. Como despedir um colaborador é uma questão premente em momento de pandemia.
Despedir um colaborador nunca é uma tarefa simples, afinal, é o fim de um ciclo de trabalho para uma pessoa. Muitas vezes, é um desfecho que ela não estava à espera e que trará consequências negativas para a sua vida, principalmente financeira.
A situação em que o mundo se encontra obrigou as empresas a fazer uma gestão de crise e a precisarem de repensar o seu quadro de colaboradores. Actividades que antes eram consideradas essenciais, simplesmente perderam a sua função e pessoas que tinham carreiras promissoras, agora terão que repensá-las.
O momento delicado exige ainda mais sensibilidade do setor de Recursos Humanos, que agora, precisa planear como despedir um colaborador da melhor maneira com a organização de actividades relacionadas, como fazer uma boa entrevista de despedimento e preparar a documentação pós-despedimento.
As empresas precisam, em primeiro lugar, de avaliar se os cargos terão que ser mesmo extintos e se o colaborador que ocupa determinada posição pode ser realmente dispensado.
Este processo de despedimento, se não for bem planeado e executado, pode trazer prejuízos para a empresa, principalmente se fizer algo fora das normas do direito do trabalho, ou se despedir um colaborador que tem muito valor para a empresa em tempos normais.
Vantagens de fazer um bom planeamento de despedimentos
O bom planeamento de despedimentos de colaboradores pode garantir uma maior estabilidade à empresa dando-lhe um maior fôlego para os próximos meses, além de adequá-la a uma nova realidade, já que alguns sectores foram bastante impactados.
Uma das vantagens em planear adequadamente como despedir um colaborador está na organização de dados que podem ser obtidos via entrevista de despedimento.
Se a sua empresa precisa de avaliar melhor como despedir um colaborador, saiba que o planeamento do despedimento passa, impreterivelmente, por escolher o momento adequado e comunicá-lo de maneira empática, procurando causar o menor impacto possível ao colaborador. Por isso, a comunicação deve ser clara e respeitosa.
Causar uma experiência traumática ao colaborador, além de desnecessário, pode gerar prejuízos financeiros à empresa, por processos de direito do trabalho, além de afectar o próprio ambiente de trabalho, gerando mal estar entre os colaboradores.
Por isso, o comunicado de despedimento não pode ser feito à vista de outras pessoas, deve ser realizado em local reservado e em horário que a empresa considere melhor. Existem empresas que preferem comunicar ao final do dia ou logo no início, dispensando o colaborador logo em seguida.
A entrevista de despedimento pode fornecer dados importantes para a empresa e contribuir não só para o sector da Recursos Humanos, mas também para os processos e a cultura organizacional da companhia.
Por isso, o ideal é que todo colaborador, independentemente do tipo de pedido de demissão e sempre que possível, passe por uma entrevista. Entretanto, ela não deve ser obrigatória e nem ser condicionada a alguma acção posterior por parte da empresa.
O frequente acto de fazer entrevistas de despedimento, tanto para despedimentos feitos pela empresa quanto para pedidos de saída do colaborador, demonstra que a empresa tem interesse em criar uma cultura voltada para a clareza e para o diálogo.
Além disso, ajuda a aprimorar o recrutamento e a seleção, diminuir o turnover e indiretamente, ajudar no endomarketing da companhia.
O planeamento do despedimento envolve escolher o dia e horário ideal para isso e assim como no comunicado de despedimento, deve ser feito em local reservado e sem acesso a pessoas que não fazem parte do processo no momento da entrevista.
Despedir um colaborador pode continuar a ser uma tarefa difícil, mas com planeamento, é possível fazer deste um momento menos difícil para o colaborador, caso tenha sido ele a pedir para sair e deixar claro, até neste momento, a cultura e os valores da empresa.