Porque o saber faz-nos crescer profissionalmente

Por Lilia Borges, gestora de Formação e Qualidade das Farmácias Holon 

 

Não é novidade que a formação profissional sempre foi valorizada pelos colaboradores, em qualquer área. Se pensarmos mais especificamente no sector da saúde, a formação assume especial importância, não apenas na perspectiva da valorização pessoal e profissional, como também pela necessidade de actualização de conhecimentos técnicos.

Esta procura pelo desenvolvimento pessoal e aquisição de conhecimento tem sido muito evidente nas conversas com os colaboradores das organizações e aquando do recrutamento. É cada vez mais frequente, mesmo nas primeiras fases de contacto, os candidatos procurarem saber quais as oportunidades de formação que existem no novo desafio a que se estão a propor.

Sem dúvida que as formações direccionadas para o desenvolvimento de soft skills, associadas à liderança, gestão de equipas ou comunicação eficaz, sempre fizeram parte da componente de crescimento profissional. Com os novos desafios empresariais, associados também à transformação digital, tem-se verificado uma maior procura de formações técnicas na área da saúde e não só. Na farmácia, não é excepção, muito pelo contrário. E, efectivamente, existem sempre novas formas de abordar patologias, terapêuticas, novos produtos ou ferramentas digitais adaptadas à realidade da farmácia.

Quem disponibiliza formação está sempre atento às tendências e às necessidades, por via do contacto com as equipas que estão no terreno. Há oito anos que a Academia Holon identifica as oportunidades e disponibiliza as ferramentas certas, na hora h. Entrar em 2025 é sinonimo de apostar em três vertentes de formação: comportamental, nuclear para farmácia e técnica.

A formação comportamental disponibiliza conteúdos direccionados para a liderança e para as equipas, com o objectivo de responder às oportunidades de melhoria: um sorriso ajuda sempre a quebrar barreiras de comunicação e a servir melhor, não é verdade?

Nas formações nucleares para a farmácia encontramos os temas técnicos, direccionados para a realidade farmacêutica, por exemplo, no âmbito da gestão e análise financeira ou no âmbito da comunicação digital ou gestão de categorias. Por fim, e respondendo ao aumento da procura de formações técnicas, reforçámos o plano com formações neste âmbito, incluindo masterclasses, por exemplo, associadas à saúde feminina, cuidados primários ou farmacoterapêutica.

Falar em formação também é sinónimo de ter uma plataforma e-learning, disponível a qualquer hora, o que permite maior flexibilidade. Até ao momento, mais de três mil utilizadores já beneficiaram dos mais de 100 cursos técnicos activos. A capacidade de a reforçar, regularmente, com novos conteúdos, muitos em parceria com a indústria farmacêutica, faz desta plataforma um espaço de conhecimento e de partilha reconhecido e valorizado. Porque o conhecimento não ocupa lugar, comece hoje a reforçar as suas competências e a fazer mais por si!

Ler Mais