Porto Business School tem nova oferta formativa para reforçar a profissionalização deste sector

A Porto Business School reforça a sua oferta formativa no sector imobiliário com novas edições dos programas “Facility Management” (FM) e “Sustentabilidade no Imobiliário”, para capacitar a optimização dos activos imobiliários e profissionalização da sustentabilidade do sector em Portugal.

 

O programa “Facility Management” vai permitir formar profissionais alinhados com as melhores práticas, referenciais e normas, e aumentar a eficiência e a qualidade de utilização dos activos com foco no utilizador final, através do desenvolvimento e aplicação de Facility Management em ambiente organizacional. Os conteúdos estão alinhados com a certificação de CPFM “Certificado de Profissional em Facility Management” atribuído pela APFM – Associação Portuguesa de Facility Management.

Este programa tem como público-alvo gestores de instalações, edifícios, infraestruturas e prestadores de serviços ligados à gestão operacional dos activos e que procuram um conhecimento de base transversal a todas as áreas de conhecimento do FM.

Bento Aires, director do programa e presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, refere: «Cada vez mais, o facility management é uma área de grande importância para o funcionamento da organização, porque melhora o bem-estar e qualidade da utilização dos edifícios associada ao uso eficiente de recursos.»

O programa “Sustentabilidade no Imobiliário” é projectado para empresas, projectos imobiliários e para o sector da construção civil, colocando-lhes o desafio de desenvolverem e implementarem uma abordagem de sustentabilidade no seu dia-a-dia. Através da formação, é possível melhorar os resultados dos negócios com estratégias de economia, gestão e sustentabilidade, bem como a adesão a padrões internacionais. Além da abordagem holística para implementar estratégias de desenvolvimento sustentável, os participantes têm acesso a cross-learning e networking com o programa “Sustentabilidade no Turismo”.

O programa é direccionado a quadros superiores, gestores de empresas e gestores de projectos no sector imobiliário e da construção. Também é orientado para quadros superiores que desejam tornar-se agentes de transformação, bem como arquitectos, engenheiros, consultores de sustentabilidade e gestores de projectos que acuem no sector imobiliário.

Bento Aires, que assume, igualmente, a direcção deste programa, conclui que: «o sector imobiliário é responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais e sociais, não descurando o elevado valor de mercado e reputação considerados por investidores, proprietários e utilizadores finais. Este programa fará dos seus participantes drivers sociais da sustentabilidade através dos seus projectos e organizações.»

Os programas “Sustentabilidade no Imobiliário” e “Facility Management” têm a duração de dois meses e são compostos por oito sessões no formato presencial, com possibilidade de frequência à distância em regime síncrono. A fase de candidaturas encontra-se aberta até dia 2 e 9 de Outubro, respectivamente, sendo que ambos têm início em Outubro.

Ler Mais