Portugal propõe Maria Luís Albuquerque como candidata a comissária europeia

O Governo português propôs como candidata a comissária europeia a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, anunciou o primeiro-ministro.

O nome da ex-governante foi anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa declaração na residência oficial em São Bento, sem direito a perguntas.

«Queria transmitir às portuguesas e aos portugueses que tomei a decisão, em nome e com o apoio de todo o Governo, de propor à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a dra. Maria Luís Albuquerque, para integrar o novo colégio de comissários Europeus em representação de Portugal», anunciou.

Na curta declaração, o primeiro-ministro disse que escolheu Maria Luís Albuquerque com o apoio de todo o Governo, num processo que decorreu com «recato», e destacou o perfil da antiga ministra de Estado e das Finanças de Pedro Passos Coelho.

«A dra. Maria Luís Albuquerque é uma personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico», considerou, recordando que desempenhou, entre outras, actividades como docente universitária, secretária de Estado do Tesouro, ministra de Estado e das Finanças, deputada na Assembleia da República, para além de «várias funções no sector público, privado e social».