![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/05/4_edit3.jpg)
Portugueses com vontade de arriscar, mas com medo de falhar
61% dos entrevistados apresenta uma atitude positiva perante a criação do próprio emprego, mas apenas 32% imagina-se a iniciar o seu próprio negócio. As conclusões são do Relatório de Empreendedorismo 2013 da Amway.
Mais de metade – 61% – dos portugueses diz encarar o empreendedorismo de forma positiva, segundo o estudo da Amway sobre as principais tendências mundiais na área do empreendedorismo relativo a 2013. No entanto, comparativamente ao ano passado, esta atitude positiva diminuiu 6%.
O estudo “Encorajar os Empreendedores – Suprimindo o Medo do Fracasso”, promovido pela empresa do sector de venda directa, acrescenta que «32% dos inquiridos em Portugal afirma também que se imagina a criar o seu próprio negócio, uma percentagem um pouco menor, comparativamente aos resultados do relatório de 2012 e, aos resultados globais do presente ano – 39%», lê-se.
Como principais motivações que incentivam um eventual empreendedor a avançar, estão a independência de uma entidade patronal e a realização pessoal e concretização das suas próprias ideias, com 44% e 31% das respostas.
Contudo, apenas 32% dos inquiridos pondera passar da ideia à prática no que toca a avançar com a criação de um negócio, uma queda de 8% comparativamente aos resultados do estudo de 2012, segundo a Amway.
Em relação aos factores que demovem quem pensa em avançar com um negócio próprio, a Amway aponta o medo de falhar, «mencionado em 83% das respostas nacionais, mais 13% mais do que a média internacional e, mais 43% que os participantes nativos dos EUA. Um registo que poderá estar diretamente relacionado com a ameaça da crise económica», lê-se no estudo.
O Amway Global Entrepreneurship Report 2013 foi conduzido pela Amway Europa, em cooperação com o Instituto de Estratégia, Tecnologia e Organização, da Universidade de Munique e, com o apoio do instituto GfK Research de Nuremberga. O estudo envolveu 24 países e inquiriu cerca de 26 000 pessoas.
Pode consultar o estudo completo aqui.
Principais Conclusões Nacionais, segundo a Amway:
«- 61% tem uma atitude positiva face ao empreendedorismo
– 32% imagina-se inclusivamente a criar o seu próprio negócio
– 44% garante que a independência patronal é a principal razão para querer empreender
– 83% assume que o receio de falhar representa um obstáculo ao empreendedorismo
– 50% acha que os apoios estatais e fundos para criação de empresas são indispensáveis
– 45% considera que a sua sociedade encara o empreendedorismo de forma pouco positiva.»