Portugueses licenciados ganham em média mais 50% face aos que têm o ensino secundário

Apesar do salário médio em 2019 ser menor do que o de 2011 na maioria dos níveis de escolaridade, os ganhos salariais dos portugueses mais qualificados face aos menos qualificados são consideráveis. Em 2019, uma licenciatura resultava, em média, num ganho salarial de 50% face ao ensino secundário. A conclusão consta no relatório da Fundação José Neves – Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal, que será apresentado hoje, a partir das 15h. 

 

Já com o mestrado esse ganho ascende aos 59%. O relatório revela que os prémios salariais também se verificam nos jovens adultos (dos 25 aos 34 anos) e são os mestrados que conferem um retorno salarial superior, com ganhos de 43% face ao ensino secundário e de 15% face às licenciaturas.

O estudo indica que um nível superior de educação aumenta a probabilidade de estar empregado e de chegar aos dois níveis mais elevados de rendimento. Face a quem tem no máximo o ensino secundário, os que têm o ensino superior têm uma probabilidade 16% superior de estarem empregados e 50% superior de estarem entre os 40% da população com maior rendimento.

Os mesmos valores para a comparação entre ensino secundário e ensino básico são 10% e 29% respectivamente.

Assista aqui em directo

Ler Mais