
Portugueses no top 15 mundial de competências em inglês
A EF Education First divulgou recentemente os resultados da 6.ª edição do EF English Proficiency Index (EF EPI) – o maior ranking realizado a nível mundial sobre proficiência em inglês. Portugal ficou em 15.º lugar, mantendo-se no nível de proficiência alto em inglês.
Publicado anualmente pela EF Education First, este ano o estudo EF EPI envolveu 72 países e 950 mil alunos de inglês em todo o mundo, incluindo Portugal, que este ano se posiciona em 15.º lugar. A Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega e Finlândia ocupam as cinco primeiras posições, à semelhança de 2015.
O nível de inglês em Portugal desce dois lugares relativamente ao ano passado mantendo-se, no entanto, muito próximo do top 10 e no nível de proficiência alto. Comparando com os países vizinhos do sul da Europa, Portugal mantém-se com o nível mais alto de proficiência de inglês.
Apesar do pequeno decréscimo deste ano, o estudo internacional revela que o nível de proficiência de inglês em Portugal é bastante elevado, tendo em conta que o país tem uma das médias mais baixas de anos de escolaridade da Europa. A faixa etária que revela um melhor domínio da língua no país é a dos 18-20, seguindo-se a dos 21-25. Os millennium são assim uma geração marcada pela liberdade de escolha onde o inglês assume uma importância quase inata no seu crescimento e desenvolvimento.
Este relatório reforça igualmente o facto de o Inglês ter deixado de ser uma competência de luxo, para ser cada vez mais uma competência nuclear na procura de emprego e nas carreiras profissionais.
Além da análise do índice de inglês, a 6.ª edição do EF EPI introduz ainda uma novidade. Pela primeira vez, este estudo analisou as diferenças de proficiência entre os géneros em diferentes posições dentro de uma empresa. A nível mundial as mulheres lideram nos cargos de staff e gerência enquanto os homens continuam à frente nos cargos executivos. Na vertente empresarial, o estudo revela ainda que as áreas de consultoria e engenharia são as que dominam melhor esta língua e que a proficiência em inglês está intimamente ligada com o poder de compra, qualidade de vida, inovação entre uma série de outros indicadores socioculturais.
O relatório EF EPI e as análises adicionais estão disponíveis no site.