Portugueses recuperam tempo perdido e viagens aumentam mais de 500% no segundo trimestre, Veja que destino se destacou

Ainda que abaixo de 2019, entre Abril e Junho foram realizadas 5,5 milhões de viagens – a maioria, 85,9%, em território nacional, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Entre a Páscoa e o início do Verão os números aumentaram, principalmente para o estrangeiro com os residentes a realizarem 774,2 mil viagens, uma subida de 592,8%, face ao mesmo período homólogo, revela o gabinete de estatística.

Apesar de ser o maior número de viagens ao estrangeiro realizadas desde a pandemia, os valores ainda estão 6,5% abaixo dos registados entre Abril e Junho de 2019. Ainda assim, Portugal continuou a ser a primeira opção para o mercado interno, representando 5,5 milhões, 85,9% (4,7 milhões) do total de viagens no segundo trimestre.

“Lazer, recreio ou férias” foi a principal motivação para viajar (2,6 milhões de viagens, +49,9%), seguida de  “visita a familiares ou amigos” que correspondeu a 2,1 milhões de viagens (38,0% do total), revela o INE.

Na hora de escolher onde pernoitar, o “alojamento particular gratuito” manteve-se como a principal opção de alojamento, (62,1%). Já os “hotéis e similares” concentraram 31,7% das dormidas resultantes das viagens turísticas no segundo trimestre de 2022.

Ler Mais