Portugueses são os mais pessimistas
Segundo o Eurobarómetro da Primavera de 2011, os portugueses são os mais pessimistas quanto ao futuro: 80% não acredita que o pior da crise já passou. Sentimento diferente vive-se na Europa, onde o nível de optimismo subiu face ao ano passado.
Se em 2010, 42% dos europeus consideravam que o pior da crise estava ultrapassado, este ano esse número subiu um ponto percentual. “Os europeus começam a mostrar-se mais optimistas em relação às perspectivas económicas, declarando muitos deles que o pior da crise já passou”, lê-se no relatório.
Entre os mais pessimistas, juntam-se a Portugal, Grécia com 73% de pessimistas, Chipre com 63% e Irlanda com 60%. Do lado oposto da tabela, está a Dinamarca, Estónia e Áustria, onde se encontram os europeus mais optimistas.
“O último inquérito Eurobarómetro confirma que a União Europeia está gradualmente a sair da crise. As pessoas acreditam que a UE adoptará medidas eficazes contra a crise e que a nossa economia se encontra em vias de recuperação”, defendeu a vice-presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, segundo o jornal Oje.
Contudo, o relatório refere também que oito em cada dez europeus considera que as decisões quanto à política económica deviam ser agilizadas e estão a favor de uma maior supervisão.