Prémios AHRESP voltam a distinguir o “Profissional do ano”. As candidaturas já estão abertas

A oitava edição dos Prémios AHRESP já abriu candidaturas e, pelo segundo ano consecutivo, os prémios vão distinguir o “Profissional do ano”, através de uma categoria que assenta nos conceitos da valorização e da dignificação de todas as pessoas que trabalham em prol do Turismo. 

Este galardão, que será entregue na gala final, a 21 de Junho, no Casino Estoril, vai premiar um profissional do canal HORECA de qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, director de Food & Beverage, entre outros.

Contudo, nesta categoria há uma excepção em relação às outras nove que se encontram a concurso, a inscrição do candidato só pode ser feita pela entidade empregadora. Por sua vez, o empregador também pode inscrever mais do que um colaborador de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar os seus colaboradores.

E por se tratar de um prémio dedicado a uma pessoa e não uma empresa, todos os candidatos a “Profissional do Ano” serão entrevistados em formato shark tank por um Comité de Selecção, que vai eleger cinco finalistas.

As candidaturas para os Prémios AHRESP 2024 já estão abertas e decorrem até ao dia 1 de Abril no site oficial do evento. Além da categoria “Profissional do Ano”, este ano estarão a concurso as seguintes nove categorias:

Embaixador gastronómico – Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adopção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, directamente ou por incorporação nas suas confecções.

Melhor restaurante – Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.

Melhor alojamento turístico – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (recepção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).

Estabelecimento solidário – Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.

Sustentabilidade ambiental – Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.

Turismo nos media – Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.

Jovem empreendedor – Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.

Destino revelação – Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região.

Marcas à mesa e marcas na cama – Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.

 

Nesta edição também serão atribuídos os seguintes três galardões a vencedores nomeados directamente pela Comissão de Honra e pela Direcção da AHRESP:

Portugueses lá fora – Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.

Personalidade do ano – Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.

Prémio Mário Pereira Gonçalves – Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em Dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

Este ano, os Prémios AHRESP também estão na estrada à descoberta de empresas, profissionais e projectos que inspiraram o Turismo em 2023. Com um roteiro que já está a percorrer Portugal continental, e também os arquipélagos da Madeira e dos Açores, pretende-se demonstrar a excelência dos galardões e cativar o que de melhor existe nos sectores da restauração, do alojamento e da promoção turística.

Ler Mais