Prémios Human Resources 2023: Os melhores em Gestão de Pessoas

Foi num cenário idílico, com um final de tarde de Verão – e perante casa cheia – que, na 12.ª edição dos Prémios Human Resources, foram entregues 31 galardões, distinguindo o que de melhor se faz em Gestão de Pessoas em Portugal.

 

Por Ana Leonor Martins e Tânia Reis | Fotos Nuno Carrancho

 

Foram mais de 300 os profissionais que, no final de tarde do dia 31 de Maio, se deslocaram ao O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, para fazer parte da festa de celebração dos “melhores dos melhores” em Gestão de Pessoas em Portugal (também transmitida em directo, com mais de 47 mil entradas). Contando com a bem-disposta apresentação de Rodrigo Gomes, locutor de rádio da RFM e repórter na RTP1, na cerimónia de entrega dos Prémios Human Resources foram entregues 31 galardões, 25 atribuídos a empresas e seis a profissionais a título individual.

Na sua habitual intervenção de abertura, Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, fez notar que «mais uma vez, 2022 foi um ano marcado pela importância crescente de todos os temas relacionados com a Gestão de Pessoas nas empresas, na economia, na sociedade e no País». Consequentemente, «faz todo o sentido que se premeiem as organizações, empresas e pessoas que mais e melhor trabalharam esta área», acrescentou.

A nível corporativo, o Grupo Nabeiro/ Delta Cafés voltou a destacar-se, vencendo, pelo terceiro ano consecutivo, a distinção de “Melhor Empresa”, ou seja, aquela onde mais profissionais gostariam de trabalhar caso pudessem escolher livremente. O feito mereceu um forte aplauso dos presentes, numa homenagem ao seu fundador, o Comendador Rui Nabeiro.

Também a PHC Software repetiu o título alcançado nos dois anos anteriores como “Melhor PME”, permanecendo, até à data, invicta na categoria (já que esta se estreou em 2021).

Em relação às distinções individuais, Rui Miguel Nabeiro, da Delta Cafés, foi considerado o “Melhor CEO”, Joana Queiroz Ribeiro, da Fidelidade, arrecadou pela terceira vez a distinção de “Melhor Gestora de Pessoas”, e Maria Kol, da Cisco, venceu na categoria estreada no ano passado, para “Melhor Gestora de Recursos Humanos <45”.

Ainda nos prémios individuais, mas estes atribuídos pela redacção (as únicas excepções às distinções atribuídas pelos leitores da Human Resources), destacaram-se este ano a empreendedora social Conceição Zagalo, que recebeu o prémio “Carreira”; o fundador e director da 42 Lisboa e 42 Porto, Pedro Santa Clara, foi considerado a “Personalidade do Ano”; e Nelson Pires, CEO da Jaba Recordati, venceu o prémio “Comunicação na Gestão de Pessoas”.

Ricardo Florêncio justificou as escolhas. Sobre Conceição Zagalo, disse: «Dispensa apresentações por todo o contributo que tem dado ao longo de uma carreira muito rica, que desenvolveu na IBM em Portugal, onde assumiu diversos cargos de gestão, nomeadamente em Marketing, Comunicação e Cidadania. E é em Cidadania que também se tem distinguido ao longo do seu percurso, marcado por uma constante preocupação por causas sociais, sendo uma verdadeira referência em Portugal. Os temas das Pessoas, e toda a sua envolvência, foram – e são – um dos seus temas preferenciais, guardado para sempre no seu enorme coração.»

Pedro Santa Clara destacou-se em 2022 pelo seu projecto Escola 42. «Num ano marcado por um grande turbilhão no mundo da Gestão de Pessoas, a formação, a actualização de conhecimentos, o reskiling e upskiling, foi um dos temas a que foi dada uma maior atenção, um maior cuidado, uma necessidade urgente e de capital importância», salientou o CEo do Multipublicações Media Group. «Assim, este ano decidimos atribuir o Prémio de Personalidade do Ano a quem criou e desenvolveu um projecto diferente, inovador, e que tem sido um grande sucesso. Já se escreveu que é de vocação social a totalmente gratuita visão que tem do ensino e, por isso, em plena pandemia, criou uma escola de programação, mas uma escola onde não há aulas, nem horários, nem professores. Aprende-se fazendo, desenvolvendo projectos entre pares. É professor catedrático e também investigador, mas é como empreendedor social que se define.»

 

Leia o artigo na íntegra e conheça os testemunhos dos vencedores na edição de Julho (nº.151) da Human Resources, nas bancas. Pode também comprar online a versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais