
Projecto da Universidade Nova de Lisboa distinguido com prémio internacional
O projecto ICEPELL – Open Access Resources, coordenado pela investigadora Sandie Mourão da Universidade Nova de Lisboa foi recentemente premiado na última edição dos Prémios ELTons, distinção internacional no âmbito do ensino de línguas. O ICEPELL foi laureado na categoria de Recursos para professores, destacando-se pela sua «abordagem inovadora e impacto na formação de professores».
Os Prémios ELTons, são uma iniciativa do British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas e premeiam os melhores projectos que contribuem para a inovação no ensino de línguas em todo o mundo. Esta edição ficou marcada pelo reconhecimento de um projecto nacional, sendo que em edições anteriores outros projectos já tinham sido considerados como finalistas, incluindo o da apresentadora Cristina Ferreira, em 2019.
O ICEPELL representa os produtos finais de um projeto Erasmus+ ‘Intercultural Citizenship Education through Picturebooks in early English Language Learning’ e trata-se de uma colaboração internacional que envolve seis instituições europeias, incluindo a Universidade Nova de Lisboa, a APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês, a Avans University of Applied Sciences (Holanda), a Nord University (Noruega), a Technische Universität Braunschweig (Alemanha) e a USR Piemonte (Itália). O projecto visa apoiar professores do ensino de inglês no pré-escolar e 1º e 2º ciclos no desenvolvimento de actividades interculturais, promovendo o ensino do inglês de uma forma inclusiva e integrando a área de cidadania.
A inovação do projecto ICEPELL está na sua capacidade de repensar as aulas de inglês, centrando-se em álbuns ilustrados (picturebooks) que abordam temas desafiantes, como a inclusão e diversidade, a guerra e refugiados, e a crise climática, e fornecendo guias abrangentes e práticos para professores e alunos.
Na mesma edição, o projecto ICEPELL recebeu também a ELTons Special Commendation do British Council, uma menção honrosa para cursos ou materiais destinados a jovens estudantes, reforçando a relevância e o impacto do projeto.
«Através dos álbuns ilustrados, os alunos ficam com ferramentas para começar a desafiar as construções sociais e a explorar o mundo que os rodeia em inglês e através dele. Os ‘ICEPELL: Open Access Resources’ incluem o ICEGuide, um manual para formadores, e 18 ICEKits. Estes kits fornecem apoio para a utilização dos álbuns ilustrados e foram desenvolvidos por professores para professores, após a participação num curso de formação liderado pelos parceiros do ICEPELL. Os conteúdos demonstram o potencial dos álbuns ilustrados para integrar a cidadania intercultural no ensino do inglês das crianças entre os cinco e os12 anos. Esta abordagem representa uma verdadeira inovação no ensino de inglês, não só pela seleção dos álbuns ilustrados, mas também pelos tópicos desafiantes que estes recursos multimodais introduzem nas aulas dos mais novos», refere a investigadora Sandie Mourão.
Com mais de 200 candidaturas recebidas de 60 países, os Prémios ELTons continuam a ser uma plataforma importante para a promoção da inovação no ensino de inglês. Para apresentar a sua candidatura para os ELTons 2025 pode submeter o formulário em: The ELTons | British Council até ao final do mês de Março.