Projecto de data science vai permitir aumentar o número de doadores para o Banco Alimentar

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição da Eurekathon, a competição de data science promovida pela Porto Business School, LTPlabs e NOS, que, este ano, contou com a parceria do Banco Alimentar Contra a Fome para serem encontradas soluções que potenciem e optimizem o trabalho da instituição por todo o país.

 

A “Hunger Byte” – equipa composta por seis alunos de engenharia da Universidade do Porto e Universidade do Minho – foi a vencedora da segunda edição da Eurekathon, com a criação de um modelo que permite aumentar o número de doadores ao Banco Alimentar.

Com recurso à base de dados do Banco Alimentar e da NOS, e através do cruzamento desta informação com métricas sociais e demográficas, Catarina Rocha Leite, Bernardo Franco, Guilherme Pinheiro, João Azevedo, Luís Bulhosa e Pedro Machado, os seis amigos que formaram a Hunger Byte, conseguiram identificar o perfil do “potencial doador” e as freguesias do país onde há maior discrepância entre esses e o número de doações feitas ao Banco Alimentar.

A partir dessa análise, em menos de três dias de competição, os jovens estudantes desenvolveram um modelo prescritivo inovador capaz de chegar às freguesias onde há margem para aumentar os doadores e a quantidade de alimentos doada por cada doador, mas também o contrário, ou seja, aquelas em que não valerá a pena investir.

E descobriram ainda que se o Banco Alimentar direccionar as suas campanhas de marketing, recorrendo ao envio de SMS e e-mail, de notas nas faturas da NOS ou de campanhas exclusivas para determinadas freguesias, conseguirá aumentar em oito vezes a capacidade de chegar a potenciais doadores, em vez de o fazer aleatoriamente.

Com o seu projecto, que juntou diferentes backgrounds das mais variadas áreas de engenharia, os seis vencedores da Hunger Byte conquistaram um prémio de dois mil euros, sendo que 400 euros serão doados a uma ONG.

O grupo concorreu com mais de 200 participantes de diferentes nacionalidades, distribuídos por 28 equipas, que foram acompanhados por diferentes mentores de empresas como a Bosch, Farfetch, Sport Lisboa e Benfica, Talkdesk, entre outras.

A competição decorreu virtualmente entre 5 e 7 de Novembro e a apresentação dos seis projectos finalistas foi transmitida em directo no canal de YouTube da Eurekathon no passado dia 14.

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