
ProKubo é a nova plataforma de emprego para freelancers
Lançado simultaneamente em Portugal e Espanha, este marketplace digital junta profissionais de Marketing, Design e Comunicação a empresas que procuram contratar serviços nestas áreas. Leia a entrevista da Human Resources a Hugo Ortiz, um dos fundadores do projecto.
Neste website, os profissionais podem criar um portefólio para aumentar a visibilidade do trabalho que fazem, e as empresas podem visitar esses perfis, avaliar o trabalho exposto e escolher o profissional mais adequado ao projecto que precisam de realizar.
«Ao valorizar o talento dos profissionais, em vez da competitividade dos seus preços, e ao promover a customização de cada trabalho, vamos eliminar esse “vício” do sector», afirma Hugo Ortiz, um dos fundadores do ProKubo. O profissional explica a motivação por detrás do projecto de «criar uma plataforma que ponha em contacto profissionais e clientes, de forma a agilizar o processo de contratação deste tipo de serviços», ajudando ainda a eliminar o “trabalho especulativo”.
O ProKubo foi criado por três portugueses, dois engenheiros informáticos e um designer gráfico, que propõem uma utilização gratuita da plataforma, tanto para profissionais, como para empresas.
Três perguntas a… Hugo Ortiz
Quais são os principais factores que potenciam o “vício” do sector?
O que potencia este “vício” é precisamente o facto de haver plataformas que incentivam a criação de concursos, profissionais que se aproveitam dos concursos para submeter propostas muitas vezes fraudulentas e clientes que iludidos por preços muito baixos, acabam por adquirir, sem saber, trabalhos sem qualidade. Nos concursos, o profissional jamais poderá ter um conhecimento completo da realidade do cliente e o facto do cliente receber muitos designs gratuitos não significa que eles sejam bons, pelo contrário, muitos deles são plágios descarados. Uma relação cliente-profissional de baixa confiança nunca é proveitosa para ambas as partes e acaba por resultar em prejuízos, custos adicionais ou baixo retorno para o cliente que contrata o serviço.
Em que aspectos é que o ProKubo se diferencia das restantes empresas e plataformas de recrutamento de profissionais?
O ProKubo diferencia-se em três aspectos principais. Primeiro, é completamente gratuito para clientes e profissionais. Segundo, o ProKubo fomenta a qualidade – não existem concursos nem trabalho especulativo. O cliente entra em contacto apenas com os profissionais em que está interessado, tornando todo o processo mais justo e equilibrado. O profissional não terá de competir pelo preço com outros profissionais ao ponto de reduzir as suas margens de lucro e prejudicar a qualidade final do trabalho desenvolvido. Terceiro, o ProKubo privilegia a simplicidade acima de tudo. Todo o processo é cuidadosamente guiado para total conforto de seus utilizadores.
Quais são as mais-valias que este website traz aos mercados de Design, Marketing e Comunicação?
Nesses mercados existem grandes comunidades de talento criativo que devido à crise económica ficaram sem a possibilidade de ter um emprego fixo. Por outro lado, e para além das mais de 4,5 milhões de empresas activas em Portugal e Espanha, todos os anos são criadas mais de 120 mil novas empresas. Todas elas, e em especial estas últimas, precisam de criar um logótipo ou uma identidade, um site e ter uma linguagem que lhes permita apresentar os seus serviços a potenciais clientes. Mas, devido à sua pequena dimensão, não têm estrutura para contratar para os seus quadros designers, programadores, redatores, tradutores, entre outros. Por isso, decidimos criar uma plataforma que pusesse em contacto profissionais e clientes, de forma a agilizar o processo de contratação deste tipo de serviços.