Q-Day Conference em Setembro vai descodificar a Inteligência Artificial Generativa

Vem aí a 14.ª edição da Q-Day Conference, iniciativa da Quidgest, que tem este ano como mote “Decoding Generative AI” e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, por «promover, incentivar e mobilizar o país e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal».

 

Para a Quidgest, que utiliza IA para a criação automática de software, este é muito mais do que o tema que marca a agenda de 2023. É o resultado dos esforços pioneiros de peritos, equipas e organizações, que trabalham nesta área há décadas e assistem hoje ao despertar de uma nova era para onde convergem abordagens algorítmicas, poder computacional e novas formas de criatividade, colaboração e inovação sem precedentes.

O evento acontece no dia 19 de Setembro, na Culturgest em Lisboa, e vai dar conhecer a visão 360º destes especialistas no desenvolvimento de software, que abrem caminho a novos horizontes tecnológicos e de transformação digital em áreas como o serviço público, a educação, os cuidados de saúde, a banca, o retalho, a logística, a energia, as telecomunicações ou o marketing, entre muitas outras.

Em debate no Q-Day deste ano, vai estar ainda um futuro no qual a competição pelo talento se travará não entre humanos e máquinas, mas entre profissionais que saibam (ou não) fazer uso da IA Generativa a seu favor – seja para criar soluções digitais inovadoras, desenvolver conteúdos personalizados, produzir novas formas de arte, impulsionar a investigação científica ou conceber estratégias de negócio.

«O Q-Day é um palco para o conhecimento e para a inovação necessários para cooperar e vencer num mundo em rápida transformação digital, já que reúne num só espaço investigadores, especialistas, gestores, dirigentes políticos, líderes de opinião e meios de comunicação», refere João Paulo Carvalho, co-fundador e Senior partner da Quidgest.

 

O programa inclui quatro painéis temáticos, os dois primeiros conduzidos em português e os dois últimos em inglês:

  • Painel 1 (PT): Mudança Positiva com Consciência Global | 9:30h

O painel vai aprofundar o potencial transformador da IA Generativa na resposta aos desafios globais mais urgentes, na promoção da inclusão e no fomento da inovação sustentável. Os participantes vão poder descobrir como as organizações podem efectivamente aproveitar o poder da IA para gerar mudanças positivas, mantendo os seus princípios éticos e uma utilização responsável das tecnologias emergentes – rumo a um mundo com menos disparidades e um futuro mais brilhante.

 

  • Painel 2 (PT): Uma Nova Geração de Serviços Públicos| 11:00h

Este painel vai aprofundar a forma como a IA Generativa já está a revolucionar os processos de elaboração de políticas públicas, levando a uma melhor prestação de serviços aos cidadãos e permitindo operações governamentais mais eficientes e eficazes. O debate irá também partilhar diferentes perspetivas e experiências, revelando algumas das inúmeras possibilidades que a IA Generativa oferece para impulsionar a inovação e o sucesso das soluções digitais do setor público.

 

  • Painel 3 (EN): Transformar os Negócios e Ampliar o Sucesso | 14:30h

Este painel vai dar a conhecer histórias de sucesso e conselhos práticos de especialistas que vão partilhar, em primeira mão, quais os benefícios tangíveis da integração da IA Generativa nas operações de negócio. Dirigido tanto a aspirantes a empreendedores como a profissionais de negócios experientes, vai fornecer conhecimentos valiosos que permitirão aos participantes impulsionar o crescimento sustentável do seu negócio em direcção a novos patamares.

 

  • Painel 4 (EN): Reinventar o Futuro do Trabalho e das Competências | 16:30h

O painel vai revelar como a IA Generativa está a transformar as competências, funções e responsabilidades tradicionais, ao mesmo tempo que abre novos horizontes para oportunidades de negócio sem precedentes. Também vai dar a conhecer o testemunho de mulheres líderes que aproveitaram o poder da IA Generativa para impulsionar a mudança, estimular a inovação e derrubar barreiras nos seus respectivos campos de actuação.

 

Para mais informação sobre o evento e inscrição (gratuita), consulte o site oficial aqui. Além do formato presencial, os participantes dispõem da opção de participação online, já que o evento contará com transmissão live streaming.

Ler Mais




loading...