Quais as empresas com o Employer Branding mais forte em Portugal?

Conheça o top 20 das empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal, segundo a Randstad Award 2017. Este ano o ranking tem um novo líder.  E leia alguns dos resultados do “Randstad Employer Brand Research 2017”.

Foto Nuno Carrancho, NC Produções

 

 

Microsoft, Delta Cafés e TAP – Transportes Aérea Portugueses formam o top-3 das empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal.

Este ano o ranking tem um novo líder, com a Microsoft (83,11%) a suceder à TAP como empresa nacional mais atrativa. A Delta Cafés (69,40%) manteve o 2.º lugar conquistado na edição de 2016 e a TAP (69,25%) fecha o pódio.

O Top-20 das empresas consideradas mais atractivas para trabalhar integra ainda a Nestlé, The Navigator Company, RTP, Hovione Farmacêutica, ANA – Aeroportos de Portugal, Nokia, Bosch Termotecnologia, Banco de Portugal, Volkswagen Autoeuropa, Pestana Hotel Group, Fujitsu Technology Solutions, CTT, EDP – Energia, Luz Saúde, Sumol+Compal, Siemens e OGMA – Indústria aeronáutica de Portugal.

Entre as 20 empresas mais atractivas para os portugueses, o estudo também reconheceu as empresas que se distinguiram nos principais critérios:

– Nestlé nas categorias “Saúde financeira” e “Reputação”;

– Banco de Portugal em “Segurança no trabalho”;

– Hovione Farmaciência nas categorias “Progressão na carreira” e “Trabalho estimulante”;

– EDP – Energia na categoria “Ambiental e socialmente responsável”;

– The Navigator Company nas categorias “Ambiente de trabalho” e “Equilíbrio trabalho – vida pessoal” e;

– Siemens na categoria “Utilização de tecnologia recente”. 

 

Segurança no trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um bom ambiente de trabalho são factores decisivos para os portugueses.

No momento de encontrar um novo rumo na sua carreira profissional a população portuguesa valoriza aspetos como a segurança no trabalho a longo prazo, equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e ambiente de trabalho agradável. Esta é a conclusão do “Randstad Employer Brand Award 2017”, o maior estudo independente de employer branding promovido pela Randstad com o TNS Group, que mede a atratividade das empresas de acordo com a percepção da população activa.

O estudo sublinha a discrepância existente entre o que os Portugueses mais valorizam na decisão de mudar de trabalho e a percepção de quais os factores em que as empresas estão melhor classificadas. Enquanto a população activa aponta como critérios mais relevantes a segurança no trabalho, um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e um ambiente de trabalho agradável, as empresas são melhor classificadas nos critérios de saúde financeira, reputação positiva e no uso de tecnologias recentes. «Este gap de percepção significa que as empresas desenvolvem as suas estratégias de employer branding focadas em critérios que não são os mais importantes para os portugueses, aumentando a dificuldade de atracção de talento», explica José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal.

Este ano a Randstad optou por retirar o salário e benefícios enquanto proposta de valor por considerar que este é sempre tido em consideração, ou seja, é um factor “higiénico” da relação laboral.

José Miguel Leonardo reforça a importância dos insights do estudo desenvolvido, referindo que o “Randstad Employer Brand Award” vem demonstrar uma vez mais a necessidade que as empresas têm de adequar as suas estratégias de recursos humanos e estarem atentas à forma como são percepcionadas no mercado de trabalho. «Ser uma marca de grande consumo ou com uma elevada notoriedade comercial pode não bastar para ter sucesso na captação dos melhores e mais qualificados profissionais. Os resultados do estudo mostram a importância de encontrar um caminho coerente que alie essa visibilidade pública com uma proposta de valor interessante para o colaborador, que não se centra apenas nas questões salariais mas cada vez mais na conjugação de factores como o ambiente de trabalho, nos desafios lançados diariamente e no equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal», conclui José Miguel Leonardo.

 

Awareness e atractividade laboral ditam a preferência nos sectores

Cruzando as variáveis conhecimento de marca (awareness) e atractividade constata-se que continua a haver uma diferenciação entre estes dois factores. O sector com maior atractividade para trabalhar é o da saúde, que representa a primeira escolha para 62% dos portugueses, seguido pelo sector de TI e consultoria (56%) e pelo turismo, hotelaria e lazer (53%). No ano passado estes também foram os sectores no top 3, mas a área tecnológica ocupava o primeiro lugar.Por outro lado, o sector do retalho e grande consumo é aquele que apresenta maior reconhecimento de marca mas é o que está menos bem posicionado quando se trata de atractividade para trabalhar (28%).

Os atributos apontados pelos inquiridos que melhor caracterizam os sectores mais atractivos são saúde financeira, reputação e uso das mais recentes tecnologias. Neste capítulo, o sector da saúde monopoliza as atenções ao liderar em praticamente todos os critérios-chave – “Segurança no trabalho”; “Equilíbrio trabalho – vida pessoal”; “Ambiente de trabalho agradável”; “Saúde financeira”; “Trabalho estimulante”; “Ambientalmente e socialmente responsável”; “Reputação e uso das mais recentes tecnologias”. Apenas no critério “Progressão de carreira” o sector TI e consultoria é apontado com melhor performance pelos inquiridos.

Analisando os dados segundo as características sociodemográficas dos inquiridos constatam-se algumas diferenças na identificação dos atributos considerados mais importantes nas empresas. Enquanto os inquiridos do sexo masculino colocam entre as suas prioridades a segurança no trabalho a longo prazo e ter oportunidades de progressão na carreira, as mulheres que responderam ao “Randstad Employer Brand Research” valorizam, para além de um salário atractivo e segurança no trabalho, o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal.

Ao nível etário, apesar de existir consenso na identificação do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, merece nota o facto da geração mais jovem no mercado de trabalho (18 – 24 anos) sinalizar como prioridade ter um ambiente de trabalho agradável, enquanto os grupos dos 25 aos 44 anos e dos 45 aos 65 anos apontam a segurança no trabalho como factor-chave.

No que concerne ao nível de formação, os participantes no estudo com grau de ensino baixo e médio apontam os mesmos critérios –segurança no trabalho e ambiente de trabalho agradável. Os inquiridos com habilitações superiores identificam como critérios centrais o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e oportunidades de progressão na carreira.

 

Ficha técnica do Randstad Award 2017

– Amostra com 6902 participantes, com idades entre os 18 e os 65 anos, dos quais 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino

– Estudo realizado em dezembro de 2016 através de questionário online CAWI

– Amostra composta por estudantes, população activa e desempregada

 

Sobre o “Randstad Employer Brand Research”

O “Randstad Employer Brand Research” é o maior estudo independente de employer branding, desenvolvido junto da população ativa, promovido pela Randstad há mais de 15 anos em 25 países e em Portugal desde 2016.

Mais do que um ranking ou uma eleição, o “Randstad Employer Brand Award” identifica as empresas que mais capacidade de atracção conseguem exercer sobre o mercado de trabalho, tendo em conta critérios de recursos humanos como salário, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, oportunidades de carreira, formação, entre outros.

 

Conheça os restantes resultados do “Randstad Employer Brand Research” na edição de Maio da revista Human Resources.

Veja os resultados da edição anterior do “Randstad Employer Brand Award 2016”, a primeira edição em Portugal.

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