Quase 20 mil alunos foram colocados no ensino superior politécnico

Este ano, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, 19.422 estudantes ingressaram no ensino superior politécnico. Apesar da ligeira diminuição face ao ano passado, verifica-se que os nove Politécnicos situados em regiões de baixa densidade atraíram mais 2,5% (12.318 estudantes) de jovens para esses territórios.

Este número toma particular relevância quando se constata que, nos últimos cinco anos, o número de alunos colocados nas instituições politécnicas situadas no interior do país aumentou em 25%, revelador da qualidade do ensino politécnico português, da estratégia concertada que tem vindo a ser seguida e da criação de ecossistemas de conhecimento nessas regiões.

O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, destaca que «estes resultados demonstram o compromisso dos Politécnicos com as regiões, na consolidação do ensino de proximidade, em especial no alargamento da oferta formativa dos CTeSP, em particular na região norte de Lisboa, desprovida deste tipo de cursos até 2020 por instituições públicas. A rede politécnica cobre a totalidade do território, criando maior dinamismo nas diferentes regiões e contribuindo para a construção de um Portugal mais coeso, qualificado e competitivo. Este compromisso permitir criar futuro e abre horizontes de esperança a milhares de jovens».

O reforço da qualificação da população portuguesa – que, para além do CNA, se materializa no ingresso de milhares de estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e concursos especiais – por parte do ensino politécnico e do seu posicionamento na criação de valor para os territórios e as populações onde estão inseridos, são as prioridades estratégicas do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

O CCISP pretende posicionar o ensino politécnico na linha da frente e como um parceiro central na construção de um Portugal moderno, assente no conhecimento e na melhoria do bem-estar da população, constituindo-se como um parceiro essencial na execução do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objectivo de alcançar um Ensino Superior para todos.