Quase 40% dos profissionais acreditam que a Inteligência Artificial vai assumir o seu posto de trabalho

Um estudo da Robert Walters mostra que 39% dos profissionais acreditam que haverá um momento em que a inteligência artificial (IA) vai assumir o seu posto de trabalho.

 

O estudo, que inquiriu 350 pessoas baseadas em Portugal sobre as perspectivas de emprego dos profissionais face à disrupção da inteligência artificial, revela que 98% dos profissionais dizem que pretendem antecipar o aparecimento da IA melhorando as suas competências.

O mesmo estudo indica que 10% dos profissionais pensam tirar um novo curso para fazer face à perda de postos de trabalho e 27% pretendem melhorar as qualidades sociais e as competências que lhes faltam.

Entre estas respostas, observa-se que mesmo os profissionais que sentem que o seu trabalho pode ser assumido pela inteligência artificial (39%), mostram uma postura proactiva quando procuram áreas em que a IA não se destaca, onde, em última análise, o ser humano pode fornecer uma elevada mais-valia.

«Os profissionais com cargos de direcção e de gestão que possuam competências altamente especializadas e uma vasta experiência empresarial têm um conhecimento profundo das áreas em que se destacam. Tudo isto impediu que uma vaga preocupação com a IA se espalhasse entre estes perfis», diz Fabienne Viegas, senior manager na divisão de Tecnologia da Robert Walters Lisboa.

Ler Mais