Quatro dicas para atrair e reter talento tecnológico

Face aos actuais desafios de escassez de talento e necessidade de crescente agilidade por parte das empresas, o estudo The New Age of Tech Talent, desenvolvido pela Experis, marca tecnológica do ManpowerGroup especializada em recrutamento e serviços tecnológicos, aponta quatro itinerários, a adoptar pelas organizações, para uma nova abordagem do recrutamento tecnológico.

1. A requalificação de profissionais para funções tecnológicas é parte da solução para preencher as vagasTendo em conta que a procura por perfis com competências tecnológicas é bastante superior à oferta de profissionais qualificados, as empresas devem olhar para o talento já existente nas suas equipas e requalificá-lo, de forma a colmatar as necessidades e a dar resposta aos desafios impostos pelo mercado de trabalho. O estudo aconselha os líderes a considerar os colaboradores que, relativamente ao seu nível de carreira, se encontram em posições intermédias e a capacitá-los para mudarem para uma função tecnológica, capitalizando a sua maior eficácia e compreensão do negócio.

2. A avaliação dos candidatos deve ser feita com base no seu potencialA realidade do sector tecnológico significa que os empregadores precisam de ser mais adaptáveis, abrindo novas fontes de talento, e apostando por recrutar profissionais com base no seu potencial, e não apenas na experiência passada. As abordagens tradicionais que se centram na selecção de candidatos em função das qualificações e da experiência passada podem não identificar os profissionais que possuem qualidades que os empregadores necessitam. Nesse sentido, é importante que as empresas abram as suas pesquisas a bases de talento por explorar, em comunidades que procuram a requalificação, ou mesmo a nível interno, tendo sempre em conta a diversidade, e mantendo a igualdade, inclusão e pertença como pontos integrantes da estratégia.

3. As organizações devem considerar uma estratégia baseada em dados para obter melhores resultados na atracção, fidelização e gestão do talentoOs dados permitem retirar importantes conclusões que suportam a criação de uma estratégia de atracção, fidelização e gestão de talento que vá ao encontro das necessidades de cada organização, reduzindo a saída indesejada de colaboradores.Através de tecnologias de análise de dados e machine learning, as empresas conseguem melhor identificar os candidatos com as competências e experiência de que precisam, bem como, numa fase pós-contratação, ajudá-los a desenvolver as competências necessárias através de programas de desenvolvimento profissional personalizados.

4. Desenvolver uma cultura organizacional que potencie a prosperidade permitirá fortalecer a capacidade de atracção de talento tecnológicoCom o mercado de trabalho a passar por uma fase de mudança, os líderes corporativos devem, também, reinventar-se e adaptar-se às novas necessidades dos profissionais tecnológicos. Os líderes de talento têm de ser capazes de tirar partido da tecnologia para apoiar as suas equipas em actividades geradoras de valor, como é o caso da análise preditiva das necessidades de talento ou da análise de sentimento dos colaboradores, baseadas em data-science.Por outro lado, o estudo refere também que dois terços dos líderes corporativos acreditam que a cultura é essencial, sendo que sete em cada 10 colaboradores consideram importante terem uma chefia que podem seguir e em quem podem confiar, e dois em cada três querem trabalhar para organizações que partilhem das suas crenças valores. Assim, esta reinvenção deve ser feita com base em valores bem delineados que permitam que os líderes se sintam confiantes com as medidas que implementam. Ao mesmo tempo, as empresas devem de ser claras sobre os seus princípios e em como estes se traduzem em políticas e benefícios centrados no trabalhador.