![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/10/bill-gates.jpg)
Quatro lições de liderança que se podem aprender com Bill Gates
Bill Gates é unanimemente considerado um dos maiores empresários do nosso tempo e, também, um dos homens mais ricos do mundo. E o que podemos aprender com ele sobre ter liderança? Há, pelo menos, quatro lições que se podem aprender com o fundador da Microsoft.
O Ekonomista destacou-as.
1. Possuir um pensamento visionário
O sucesso de Bill Gates pode muito bem ter como principal «culpado» o seu modo de pensar visionário. Desde as origens da Microsoft, ele demonstrava ter uma visão clara de um computador em cada mesa, o que parecia um pensamento demasiado “fora da caixa” na época.
O fundador da Microsoft acreditava de forma obstinada e apaixonada no poder transformador da tecnologia e foi incansável em perseguir essa visão. Como líderes, é possível retirar daqui a importância de ter uma visão clara e convincente, bem como a determinação de nos dirigirmos rumo à sua realização, por muito tempo que demore ou por muitas adversidades que se atravessem no nosso caminho.
2. Ser um eterno aprendiz
Bill Gates é sem dúvida uma daquelas pessoas que por muito caminho que trilhem, nunca deixam de sentir uma curiosidade por tudo o que os apaixona. Ser um eterno aprendiz que valoriza o conhecimento e a curiosidade intelectual é uma outra grande lição que se pode retirar do percurso de Bill Gates.
Apesar de ter abandonado a Universidade de Harvard, nunca parou de aprender, lia livros de forma voraz e mergulhava em vários assuntos. Bill Gates percebeu que ficar à frente numa indústria de tecnologia em mudança exigia uma grande capacidade de adaptação e de aprendizagem constante.
Os bons líderes devem promover uma cultura de aprendizagem contínua, pois isso é um grande passo para incentivar o próprio crescimento pessoal.
3. Cercar-se dos talentos certos
Uma outra lição que se pode aprender com Bill Gates é a importância de se rodear de pessoas talentosas. O milionário construiu uma equipe formidável na Microsoft, contratando algumas das mentes mais brilhantes do sector.
Teve a visão e o alcance de perceber que o sucesso de uma empresa depende das competências coletivas e do know how de nível elevado dos seus colaboradores. Os líderes devem concentrar-se na construção de equipas diversificadas e capazes, capacitando-as para a excelência e promovendo um ambiente colaborativo.
O fundador da Microsoft reconheceu que o fracasso está intimamente ligado ao sucesso, desde que seja um factor de aprendizagem e crescimento. A Microsoft enfrentou vários contratempos e desafios ao longo do caminho, mas Bill Gates viu cada falha como uma oportunidade de aprender e crescer. Os líderes devem criar um ambiente onde o fracasso não seja temido, mas sim encarado como um trampolim para a inovar e melhorar.