Quer fazer um pitch perfeito? Não cometa estes três erros (básicos)

É empreendedor, mas não tem nada mais do que uma ideia de negócio e, na melhor das hipóteses, um protótipo? Então, muito provavelmente, sabe que a apresentação (pitch) é um momento essencial para impressionar e convencer os investidores ou potenciais clientes. 

 

Conseguida a reunião, prepare-se bem. Pratique vezes sem conta e vá com «lição» estudada para a apresentação. Há erros básicos que não deve (mesmo) cometer.

A pensar nisso, a revista “Fast Company” compilou os três erros a evitar num pitch. Tome nota e pratique:

  1. Uma das principais falhas é ser vago. Comece bem. Deve ser confiante a vender o produto ou serviço – mas sem elogiar-se em demasia. Por exemplo: ao invés de referir «eu ajudo mulheres» experimente dizer «eu ajudo mulheres ambiciosas a negociar um pacote de ofertas excepcional num novo emprego».
  2. Este conselho abre portas a um outro: estar demasiado focado em si ou na solução e no produto que está a construir e, muitas vezes, apresentando dificuldade em identificar o problema que quer solucionar. Lembre-se que os seus potenciais clientes querem perceber rapidamente de que forma é que a sua contratação poderá beneficiá-los e é nisso que deve concentrar-se.
  3. Não se alonge. Deve preparar um resumo do negócio, de forma simples, mas cheio de valor. Diga quem é, defina o seu público-alvo, aponte a solução e explique qual o valor que acrescenta ao mercado.