Quer ganhar 10 mil euros? Basta ser mulher e ter uma ideia (genial) para o Ambiente
Chegou a Portugal uma iniciativa internacional de empreendedorismo feminino, através da câmara de Lisboa, em parceria com a Startup Lisboa e a Casa do Impacto, cujo prémio inclui um cheque de 10 mil euros e incubação directa para quem apresentar as melhores ideias para o Ambiente. As incricções estão abertas até 29 de Março.
O Women4Climate, enquadrada na C40 Cities, rede mundial de cidades comprometidas com a adopção de acções climáticas, é um programa mundial de capacitação e de mentoria que apoia mulheres a tornarem-se a próxima geração de líderes na área da acção climática e da sustentabilidade ambiental. Visa «destacar o papel principal que as mulheres desempenham na defesa da ação climática nas cidades», pode ler-se no website oficial da iniciativa.
O programa é aberto a candidaturas de mulheres de qualquer nacionalidade, desde que maiores de 18 anos. Devem apresentar ideias e projectos inovadores numa das áreas prioritárias da «Lisboa Capital Verde Europeia 2020» – energia, mobilidade, água, ruído, qualidade do ar e combate às alterações climáticas – e em novos modelos de negócio que privilegiem a economia circular e promovam a biodiversidade, em alinhamento com os objectivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Analisadas todas as candidaturas submetidas, 25 fundadoras de startups vão ter acesso a um bootcamp intensivo (26, 27, 28 de Abril e 4, 5, 6 e 7 de Maio). Numa segunda fase (Maio a Setembro), serão seleccionados 15 projectos para o programa de acompanhamento, que vai incluir mentoria individual e personalizada, eventos de comunidade e eventos de networking.
A vencedora será conhecida no dia 8 de Outubro. Além do prémio monetário de 10 mil euros, vai ter acesso directo a incubação na Casa do Impacto, ao programa de aceleração Maze e à possibilidade de implementar o projecto no município de Lisboa.
As interessadas podem inscrever-se aqui.