Quer mudar de carreira para o sector tecnológico? Este guia vai ajudá-lo a ser bem-sucedido
Actualmente, tudo à nossa volta se move em direcção à digitalização, especialmente as empresas. Se antes consideravam a tecnologia como um custo operacional, agora iniciativas em automação e ciência de dados são consideradas oportunidades, pois podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões e obter melhores resultados. Esta mudança gerou novos cargos e percursos de carreira desafiantes.
A procura por talentos de tecnologia aumentou e a escassez de profissionais experientes levou a uma maior flexibilidade das empresas na avaliação dos candidatos, com base em conjuntos de competências e foco na sua motivação e potencial.
Um mercado de contratação tão competitivo também abriu possibilidades para que mais candidatos façam transições no meio da carreira e aproveitem as oportunidades num sector em expansão.
A especialista em recrutamento em tecnologia Fabienne Viegas, da Robert Walters Portugal, partilha os seus conselhos para aqueles que desejam fazer uma mudança de carreira para o sector tecnológico.
Identifique a sua busca por tecnologia
Antes de olhar para carreiras alternativas, avalie a sua satisfação no trabalho actual. Isso ajudá-lo-á a identificar o tipo de função que procura e em que área de tecnologia está interessado.
Faça uma análise SWOT sobre a nova função em perspectiva para ter uma noção da quantidade de risco ou investimento que a mudança exige. A recomendação geralmente é começar com uma função que não seja puramente técnica – como gerente de projectos ou analista de negócios – para ver o quão bem lida com a tecnologia.
Procure oportunidades internamente
Outra maneira de facilitar a transição é procurar na sua organização oportunidades para explorar a tecnologia, em vez de abandonar completamente o barco. A retenção de colaboradores é uma preocupação actual e as empresas tornaram-se mais abertas aos interesses das suas pessoas – talvez uma actualização de competências, assumir novas responsabilidades na sua função ou integrar um novo departamento.
Adquira as competências necessárias
Seja através de um curso estruturado numa entidade académcia ou por meio de uma formação online, uma mudança para a tecnologia exigirá que ganhe novas competências e conhecimentos.
As certificações populares incluem Amazon Web Services (AWS) e Azure para computação em nuvem, Certified Information Systems Security Professional (CISSP) para segurança cibernética, Project Management Professional (PMP) para geestão de projectos e Tableau ou Power BI para análise de dados.
Junte-se a uma comunidade de tecnologia
O registo numa plataforma como o GitHub vai ligá-lo a uma comunidade com ideias semelhantes, que pode oferecer feedback sobre o seu trabalho e conselhos com base nas suas experiências pessoais. Os seus projectos acumulados também servirão de prova das suas competências recém-adquiridas, que pode usar num portefólio ao se candidatar a novos cargos.
Mantenha a paixão acesa
A paixão é factor determinante da sua duração de uma carreira na tecnologia, especialmente se a mudança implicar uma queda na escada corporativa. Durante o processo de procura de emprego, procure empregadores que contratem com base em potencial, motivação e atitude. E esteja preparado para nunca parar de aprender. Quem muda para tecnologia deve ter uma mente aberta e ser motivado a actualizar continuamente os seus conhecimentos e adaptar-se a novas mudanças.