Quer muito “aquela” vaga? Coach revela o que nunca deve dizer na entrevista

A coach de carreira Anna Papalia afirma que mentir pode, na verdade, ajudar numa entrevista de emprego, se souber sobre o que mentir.

O processo de entrevista é complexo e pode ser difícil saber como lidar com estas conversas complicadas. Em vez de abordar exactamente o que dizer durante uma entrevista de emprego, a especialista partilha dicas sobre o qual deve mentir durante uma entrevista se quiser conseguir o emprego, avança a YourTango.

Onde se vê daqui a cinco anos

Mesmo que seja verdade, «ninguém quer ouvi-lo dizer que se vê a casar e a ter filhos», afirma Papalia. Os empregadores querem saber o quanto deseja realmente aquele emprego e se consegue vê-lo como parte do seu futuro. «O que queremos ouvi-lo dizer é: ‘Vejo-me aqui nesta empresa’», acrescenta.

Por que razão está à procura de um emprego

Se está descontente com o seu emprego anterior, Papalia aconselha evitar revelar essa informação à sua futura empresa. «Diga algo como: ‘O meu cargo já não me serve e estou à procura de um novo desafio’.»

De acordo com a especialista em recrutamento de executivos Leah Stevens, «a regra é simples: NUNCA fale mal de um empregador. Porquê? Simplesmente porque isso levanta muitas dúvidas e deixa uma impressão negativa».

Não refira os pontos negativos; concentre-se nos positivos. Um entrevistador irá provavelmente preferir alguém que veja o lado positivo das coisas, ou pelo menos consiga transmitir essa impressão.

Os seus sentimentos em relação à chefia e actuais colegas de trabalho

«Não me interessa se trabalha para o pior chefe do mundo, não é isso que querem ouvi-lo falar numa entrevista», alerta Papalia. Os empregadores querem saber se estão a contratar alguém que consiga realizar o trabalho, independentemente da forma como se sente em relação às pessoas com quem convive.

O seu profissionalismo, inteligência emocional e discrição destacar-se-ão. É aceitável mencionar brevemente as diferenças ou desafios que teve com outras pessoas, mas pode facilmente transformar isso num ponto positivo. Fale sobre o que aprendeu ou como cresceu com a situação.

Os seus hobbies

Mesmo que seja verdade, pense bem se quer partilhar com o entrevistador que passa o seu tempo livre a ver Netflix. «Escolha passatempos que pareçam profissionais e interessantes», incentivou Papalia, como jardinagem, fotografia ou ler. Listar passatempos que digam algo sobre a sua vida pessoal ou profissional irá ajudá-lo a destacar-se entre os candidatos.

Ler Mais