Quer que a sua organização tenha um ambiente de trabalho mais saudável? É isto que tem de fazer

Num contexto em que a linha entre vida pessoal e profissional se torna cada vez mais ténue, pequenas iniciativas no dia-a-dia podem fazer a diferença no bem-estar, motivação e produtividade dos trabalhadores. O LACS, rede de espaços de trabalho flexíveis portuguesa, lembra que cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade dentro das empresas.

Destacou três formas de promover ambientes de trabalho mais saudáveis, incluindo a integração da arte no quotidiano profissional.

1. Incentivar o autocuidado no local de trabalho 
Quando as empresas criam condições para que os colaboradores cuidem de si, mostram que o equilíbrio pessoal é tão importante quanto o desempenho profissional. Isto contribui para reduzir o absentismo, aumentar a satisfação e fomentar um ambiente mais positivo.

 

2. Desmistificar a cultura do erro 
O medo de errar continua a ser uma das maiores fontes de stress no local de trabalho. Ao criar um espaço onde se pode falar abertamente sobre falhanços, as empresas ajudam a reduzir a pressão, promovem transparência e desenvolvem equipas mais resilientes e criativas.

 
3.  Trazer arte aos espaços de trabalho 
A arte pode transformar os ambientes de trabalho, trazendo inspiração, reflexão e equilíbrio emocional.