
Quer saber o que lêem os empresários de sucesso? Estes sete livros moldaram a forma como pensam, lideram e gerem os seus negócios
A Business Insider Espanha compilou uma lista de sete livros recomendados por empreendedores de startups de topo, que abordam temas como a cultura da Netflix e a crise financeira.
“Chasing Perfection: The Principles Behind Winning Football the De La Salle Way”, de Bob Ladouceur e Neil Hayes, recomendado por Joaquim Lecha, CEO da Typeform, empresa de software.
Bob Ladouceur foi o treinador de futebol americano na De La Salle High School em 1979. Quando se reformou em 2013, havia formado uma das melhores equipas de futebol americano do ensino secundário de sempre. O livro dá uma visão da filosofia do autor e inclui valiosas lições que podem ser aplicadas tanto no mundo do desporto como no corporativo.
“Too Big to Fail: Inside the Battle to Save Wall Street”, de Andrew Ross Sorkin, recomendado por Pablo Fernandez, cofundador da Clicars, empresa do sector automóvel.
Andrew Ross Sorkin, um colunista da área financeira do The New York Times, faz um relato detalhado da crise financeira de 2008. O livro disponibiliza informações sobre o crash, do ponto de vista dos CEOs de Wall Street e do governo dos EUA, enquanto tentavam controlar a crise.
“O monge que vendeu o seu Ferrari”, de Robin Sharma, recomendado por Pedro Clavería, cofundador e co-CEO da Playtomic, plataforma online dedicada aos desportos de raquete.
“O monge que vendeu o seu Ferrari” é uma obra de auto-ajuda, traduzida para 15 idiomas, que se intitula «uma fábula espiritual» e mostra, passo a passo, como viver uma vida de coragem, equilíbrio, felicidade e satisfação. Conta a história de Julian Mantle, um advogado que enfrenta uma crise existencial após sofrer um ataque cardíaco. Mantle decide mudar-se para a Índia, onde conhece gurus dos Himalaias que lhe ensinam lições de vida práticas e importantes.
“A regra é não ter regras – Netflix e a cultura da reinvenção”, de Reed Hastings e Erin Meyer, recomendado por Alister Moreno, cofundador e CEO da Clikalia, start-up no sector imobiliário.
Reed Hastings é cofundador, chair e co-CEO da Netflix. A obra, escrita com Erin Meyer, professora da INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo, fala sobre a cultura pouco ortodoxa da empresa, a sua filosofia de liderança e como tudo resulta na Netflix.
“Hábitos Atómicos”, de James Clear, recomendado por Alfonso de la Nuez, cofundador e Chief Visionary Officer da UserZoom, tecnológica digital.
Este bestseller do The New York Times oferece ao leitor múltiplas estratégias de auto-aperfeiçoamento. O autor mostra, passo a passo, como usar minúsculas mudanças para conseguir resultados estruturantes na sua vida e «criar bons hábitos (e acabar com os maus)».
“Terra Americana”, de Jeanine Cummins, recomendado por Pablo Viguera, cofundador e co-CEO da Belvo, empresa de software no sector da banca.
“Terra Americana” conta a história da viagem tortuosa de muitos imigrantes ilegais para entrar nos Estados Unidos, vista através dos olhos de Lydia Quijano Perez, dona de uma livraria no México que, de um dia para o outro, perde tudo.
“A fogueira das vaidades”, de Tom Wolfe, recomendado por Rob Cassedy, CEO da Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos em segunda mão.
O romance mais conhecido de Tom Wolfe aborda a ambição, racismo, classes sociais, política e ganância na cidade de Nova Iorque de 1980. Conta a história do declínio da vida de Sherman McCoy, um operador da Bolsa de Valores em Nova Iorque.