Quer ser empreendedor? Siga os cinco mandamentos de um “tubarão”
Está a pensar transformar a sua ideia em negócio? Antes de investir tempo e dinheiro, lembre-se que não existem fórmulas mágicas para atingir o sucesso e erguer um pequeno império da noite para o dia. Os imprevistos acontecem, mas há formas de evitar o falhanço nessa escalada.
No Linkedin, Robert Herjavec, fundador do grupo Herjavec e “tubarão” do programa norte-americano “Shark Tank”, da ABC, partilhou cinco mandamentos para quem quer ser empreendedor.
1. Encontre a sua paixão
Lição número um: começar um negócio pode parecer mais fácil do que é na realidade. Descubra aquilo que o faz realmente feliz e alie a paixão ao negócio. O trabalho vai manter-se, mas as preocupações vão parecer-lhe menores.
2. Informe-se primeiro
Faça uma pesquisa para ter a certeza que não existe nenhum produto ou serviço semelhante no mercado e identifique a concorrência.
3. Aguarde pelo momento certo
Não se deixe deslumbrar. Considere a expansão apenas quando os resultados estiverem mais solidificados.
4. Defina metas
Escreva, no máximo, cinco ou seis objectivos e consulte-os regularmente. Vai ajudá-lo a priorizar tarefas.
5. Prepare um plano de saída
Tente estar sempre um passo à frente. No fundo, espere o inesperado e pense num plano de acção para melhor lidar com todos os cenários. Pretende vender a empresa a grandes investidores? Partilhar funções de gestão enquanto atinge um determinado patamar? Fechar as portas e sair a qualquer momento? Onde se imagina daqui a cinco, 10 ou 15 anos?