Quer ser mais produtivo no trabalho (e na vida)? Cinco especialistas partilham os seus truques matinais

Há quem defenda que as manhãs definem o tom do resto do dia. O HuffPost perguntou a vários especialistas em produtividade o que (não) fazer logo ao acordar e partilham dicas para começar o dia com mais energia e de melhor humor. 

Ora leia atentamente:

Não faça doomscrolling

«Diria que sou bastante intencional em relação ao meu consumo de notícias e redes sociais em geral, especialmente logo de manhã. Se não for, perco totalmente o foco ou, no mínimo, acabo por procrastinar as tarefas importantes que preciso de fazer para começar o dia», descreve Rachel Wilkerson Miller, autora de “Dot Journaling—A Practical Guide”.

Na prática, isso significa ler um resumo das principais notícias logo de manhã, em vez de abrir uma aplicação específica e ficar a navegar durante uma hora. «E quando bebo café, normalmente ouço um podcast, vejo vídeos do YouTube na TV ou um jogo tranquilo no telemóvel em vez de aceder às redes sociais.»

Rachel Wilkerson Miller acredita que é importante estar informado sobre o que se passa no mundo, mas não considera positivo estar sempre a par de tudo o que acontece, principalmente porque a maioria das coisas não são boas.

 

Não aumente o ritmo do dia aos poucos

«Pode parecer contraditório, mas não sou do tipo que começa o dia devagar… Antes do trabalho, preciso de uma dose de adrenalina para me dar gás, principalmente de manhã», revela Alan Henry, editor-chefe da PCMag e autor de “Seen, Heard, and Paid: The New Work Rules for the Marginalized”.

«Acredito muito na ideia de que, por vezes, não se pode simplesmente esperar que a criatividade, a energia ou o propósito surjam, e que estar presente já é meio caminho andado. Assim, nada de pequeno-almoço reforçado, os treinos são à hora de almoço ou à tarde, para de manhã estar pronto para me concentrar e direccionar a minha energia para o trabalho.»

A seu ver, tudo se resume a gerir os seus níveis de energia e a conhecer os seus horários de pico de trabalho. «Costumo ser mais motivado e criativo à tarde e à noite, por isso concentro-me em trazer o máximo de energia possível para o início do meu dia de trabalho, reservando o máximo que puder!»

 

Não realize tarefas domésticas complexas

«Nunca iniciaria uma tarefa pessoal ou doméstica complexa, detalhada ou demorada, como preencher, finalizar e enviar documentos financeiros importantes», afirma Rashelle Isip, consultora de produtividade.

Existem vários motivos principais para evitar este tipo de tarefas antes do trabalho. «Sei que trabalhar neste tipo de tarefas pode causar stress e confusão. Se estou a trabalhar em algo que exige muita concentração, como ler uma apólice ou uma garantia, quero ter muito tempo para ler e compreender a informação. Caso contrário, posso, sem querer, fazer tudo à pressa, ignorar ou interpretar algo importante de forma errada.»

 

Não acorde às 5 da manhã

«Nunca fui membro do clube das 5h – o conselho de produtividade de acordar super cedo e ter uma rotina matinal completa, fazer exercício, realizar o melhor trabalho antes das 9h, etc. Para mim, dormir bem à noite é provavelmente a melhor coisa que posso fazer antes do trabalho – especialmente antes de uma palestra ou workshop», diz Grace Marshall, coach de produtividade e autora de “How To Be Really Productive: Achieving Clarity and Getting Results in a World Where Work Never Ends”.

Portanto, embora viaje bastante, opta por ir no dia anterior se os eventos forem de manhã e, de preferência, a uma curta distância a pé, para não ter de lidar com atrasos no trânsito.

 

Não comece o dia sem uma intenção de como o vai terminar

«Nunca começaria um dia de trabalho sem ter uma ideia do que pretendo realizar até ao final do mesmo», garante Laura Vanderkam, especialista em gestão do tempo e autora de “Tranquility by Tuesday: 9 Ways to Calm the Chaos and Make Time for What Matters”.

Antes de cada dia de trabalho, normalmente perto do final do dia anterior, faz uma breve lista de prioridades para o dia. «Independentemente do que acontecer, o que é mais importante eu realizar até ao final do dia? Considero esta lista um contrato comigo mesma – o que significa que precisa de ser curta, porque os imprevistos acontecem! Mas acredito que definir intenções é fundamental para que essas intenções se concretizem. E isso permite-nos continuar a avançar.»

Ler Mais