
Quer ser o líder que (todos) os recrutadores e empresas procuram? Siga estes conselhos
Segundo um estudo, empresas de todo o mundo afirmam que uma das suas maiores preocupações é a possível falta de futuros líderes. Bons líderes são difíceis de encontrar e os que existem estão-se a tornar extremamente valiosos para as empresas.
Enquanto candidato, se tiver oportunidade de exibir as suas capacidades de liderança a um potencial empregador, terá maiores hipóteses de alcançar a carreira que pretende. O site Alerta Emprego partilha dicas que o vão ajudar a ser o líder que as empresas procuram.
1. Impressione na entrevista
É comum que os recrutadores façam perguntas sobre a suas capacidades de liderança e experiências anteriores, durante a sua candidatura, na entrevista ou na primeira reunião na empresa. É importante que pense nisso com antecedência e que prepare uma boa resposta.
Forneça detalhes específicos sobre como já ajudou outros amigos, colegas ou familiares a terem sucesso. Assim, será levado mais a sério enquanto líder. Alguns dos exemplos mais importantes que deve referir são situações em que tenha motivado outras pessoas, como os motivou e qual o resultado conseguido.
Considere também situações em que tenha ultrapassado obstáculos para atingir objectivos em equipa. Pode também utilizar exemplo que não tenham acontecido exclusivamente em contexto profissional.
2. Saiba como funciona a empresa
Uma óptima forma de conseguir oportunidades de liderança é ter ansiedade por aprender. Absorva conhecimento com os seus colegas e não tenha medo de colocar questões. Sendo um novo colaborador, pode não ter tanta noção do funcionamento da organização.
Aprenda o máximo que poder sobre a cultura empresarial e preocupe-se em trabalhar para atingir os objectivos da organização. Procure também, dentro da empresa, alguns pequenos problemas que possam existir e tente encontrar formas simples de os resolver – provavelmente, sendo problemas menores, ninguém perdeu cinco minutos para os tentar solucionar.
3. Tenha gosto em ajudar
Demonstrar entusiasmo em ajudar os outros é outra óptima forma de demonstrar capacidade de liderança. Se tiver vontade de ajudar os seus colegas, as pessoas irão dar-lhe oportunidades.
Voluntariar-se para novos projectos pode ser uma ótima forma de começar. Desta forma, pode também ter oportunidade de trabalhar com diferentes profissionais e em diferentes departamentos.
Identificar boas oportunidades e esforçar-se por ajudar outras pessoas, irá permitir que apresente as suas capacidades de liderança e alcançar uma carreira de sucesso.