Quer ter êxito na sua profissão? Antigo presidente da Pixar partilha os seus truques
“Criatividade”, de Ed Catmull, é um livro que ensina a construir uma cultura criativa e de inovação. Nesta nova edição aumentada e actualizada, o antigo presidente da Pixar reflecte sobre os princípios de gestão na base do êxito da Pixar e as razões pelas quais a empresa continua a evoluir.
Durante quase trinta anos, a Pixar dominou o mundo da animação. Produziu filmes como a trilogia Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo, Os Incríveis ou Up – Altamente, que bateram recordes de bilheteira e conquistaram trinta Óscares. A alegria de contar histórias, os enredos a transbordar de imaginação, a autenticidade emocional – em muitos aspectos, os filmes da Pixar são uma lição sobre o que é a criatividade. Nesta obra, Ed Catmull revela os princípios e as técnicas que tornaram a empresa «tão admirada, e rentável», e como podem ser aplicados por outras pessoas e sectores.
Catmull estabeleceu uma parceria com George Lucas que levaria à fundação da Pixar com Steve Jobs e John Lasseter em 1986. Nove anos mais tarde, estreou Toy Story. O ingrediente fundamental desse êxito – e dos vinte e cinco que se seguiram – foi o ambiente vivido na empresa, que protege o processo criativo e desafia a convenção.
Esta nova edição de “Criatividade” revela como todos podemos aprender com as suas lições. Inclui uma nova introdução, dois capítulos extra, e actualizações ao longo do texto.
“Criatividade” foi um dos finalistas do Prémio Financial Times 2014 e fez parte da selecção dos melhores livros do ano de vários jornais e do Goodreads, com votação dos leitores. Já se encontra nas livrarias.
O livro é editado pelo Clube do Autor.