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Quer tornar o site da sua empresa user-friendly? Siga estas dicas
Numa altura em que existe uma proliferação na criação de sites e aplicações para grandes e pequenas empresas, surge a questão: como garantir e reter a atenção do cliente? De acordo com a Ironhack, a resposta está na criação de uma melhor experiência do utilizador, através do UX Design, uma área em crescimento em termos de progressão de carreira.
Munique Martins, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack afirma «durante o último ano, a área de UX Design tornou-se cada vez mais relevante para dar resposta ao crescimento acelerado do número de websites e lojas online criados pelas empresas em tempo de pandemia. Não é por acaso que o Linkedin destacou esta área como uma das Top 20 competências a aprender em 2020 – talento especializado que saiba desenvolver um design centrado na experiência do consumidor é a chave para a retenção de clientes e aumento de fidelidade de uma marca».
Neste sentido, a escola de tecnologia Ironhack partilha 10 dicas de como as empresas devem utilizar o UX Design para melhorar a experiência do utilizador do seu site ou aplicação:
1. Conhecer o utilizador – A primeira etapa é conhecer o consumidor que frequenta o website ou aplicação da empresa. Com esta análise, é possível determinar as melhores estratégias para garantir uma boa experiência diretamente com o canal e a marca. Compreender, por exemplo, quais são os seus objectivos e interesses, que dispositivos utilizam (desktop ou mobile) e que sites concorrentes visitam.
2. Testar a usabilidade enquanto utilizador – Para criar uma boa experiência no website ou aplicação, é essencial pensar como um utilizador. Considerar que alterações podem ser feitas para criar o melhor design possível, testando diferentes layouts e designs, ajuda significativamente o processo de optimização.
3. Menos é mais – Diminuir a quantidade de informação apresentada, o número de elementos e encurtar os textos, são estratégias que facilitam os objectivos do utilizador ao visitar o site ou aplicação da empresa. Menos elementos inúteis, mais foco no que realmente é importante para o utilizador.
4. Evitar o scroll de página excessivo – No geral, os utilizadores não gostam de fazer demasiado scroll numa página até encontrarem o que precisam. É importante manter cada página curta e com informação direta. Uma das soluções é criar secções/menus de divisão de informação.
5. Consistência e coerência – O layout do website/aplicação tem de ser simples e coerente com a marca que representa. A identidade visual da marca tem de ser a mesma digitalmente, por isso tornar o site intuitivo e consistente é regra na utilização de UX Design.
6. Navegação fácil – A navegação entre páginas deve ser fluída e intuitiva. Todas as informações devem ter um acesso fácil, sendo que os menus têm de estar bem ordenados e estruturados. Se o cliente não encontra o que procura, irá sentir-se perdido e abandonará a página, portanto, é essencial não complicar.
7. Ser mobile-friendly – O website deve proporcionar uma excelente experiência ao utilizador, independentemente do tipo de dispositivo que utiliza, seja um computador ou smartphone. Como tal, o website deve ser adaptado para que, quando seja feito o acesso através de um dispositivo móvel, se adeque ao tamanho do ecrã, evitando o modelo desktop para esses dispositivos.
8. Boas imagens valem mais do que mil palavras – A utilização de boas imagens no website/aplicação pode melhorar consideravelmente o nível de interação, assim como imagens com baixa definição podem prejudicá-lo. O excesso de imagens, o tamanho, a qualidade e a relevância/coerência com a marca devem ser considerados.
9. Usar chamadas de atenção – As chamadas de atenção (calls to action) facilitam bastante a navegação. As informações que devem ter mais atenção do consumidor devem ser as que mais se destacam na página.
10. Prevenir erros – Um projecto de UX Design eficaz diminui os custos no desenvolvimento de um website ou aplicação. Melhorar ou reconstruir estes canais após o lançamento vai custar tempo e dinheiro, por isso é importante passarem por diversos testes iniciais para evitar estes custos adicionais.