
Quer tornar-se numa pessoa extremamente agradável? Basta seguir as nossas dicas e o sucesso está assegurado
Todos nós nos preocupamos com o que os outros pensam sobre nós. Para fazer com que gostem de nós devemos ser atenciosos e seres humanos decentes.
Mas, de acordo com Larry Kim, CEO da Mobile Monkey e fundador da WordStream, existem hábitos discretos que podem fazer a diferença pois têm enorme efeito sobre a forma como os outros nos veem:
Chame as pessoas pelo nome
Aprenda os nomes de seus colegas de faculdade, dos seus colegas de trabalho, até mesmo dos vizinhos e faça uso deles.
Sorria
Quando alguém oferece um sorriso enorme cheio de autenticidade, a felicidade é automaticamente captada pelos seus receptores cerebrais. Muitos estudos mostram como o humor, seja positivo ou negativo, se espalha entre os indivíduos.
Ouça (e não apenas com os ouvidos)
Mostre que está a ouvir alguém através da linguagem corporal (posicionando o seu corpo de frente para ele), de bastante contato visual e de uma confirmação verbal.
Use a confirmação verbal
A maioria dos livros de psicologia chama a isto “escuta activa”. Esta gira em torno de realmente demonstrar as suas habilidades de escuta, repetindo segmentos do que um indivíduo disse.
Mostre que está a prestar atenção
Bocejar enquanto a pessoa fala ou um olhar desinteressado não vai resultar numa nova amizade. Para mostrar a alguém que está a prestar atenção, tente trazer um tópico do que a pessoa mencionou anteriormente. Isso demonstra que se lembra e mostrar interesse até nos pequenos acontecimentos da vida da outra pessoa.
Faça elogios sinceros
Como observado pelo especialista em auto aperfeiçoamento, Dale Carnegie, o que as pessoas realmente querem é uma admiração sincera, serem reconhecidas e apreciadas pelos seus esforços.
Tenha tacto
As pessoas podem ter egos delicados e mesmo uma pequena crítica pode ferir o orgulho de alguém. Se alguém cometer um erro, não exponha essa pessoa em frente aos outros. Seja discreto e delicado. Considere oferecer primeiro elogios, é uma estratégia eficaz.
Evite dar ordens
Ninguém gosta de ser mandado. Podemos obter o mesmo resultado com uma pergunta ou um pedido. O resultado vai ser o mesmo, mas o sentimento e a atitude do indivíduo vão variar muito dependendo da sua abordagem.
Não seja um robô
As pessoas gostam de autenticidade. Tente ser confiante, mas respeitador.
Conte histórias
As pessoas adoram uma boa história, e grandes histórias exigem contadores sofisticados. Domine a tradição oral da narração e as pessoas vão querer estar próximas.
Contacto físico
Um toque físico sutil torna os indivíduos mais conectados.
Peça conselhos
Pedir um conselho é, surpreendentemente, uma óptima estratégia para que as pessoas gostem de nós. Esta simples atitude mostra que se valoriza a opinião do outro, demonstrando respeito.
Evite clichés
A maioria de nós não gosta de pessoas aborrecidas. São chatas e terrivelmente desinteressantes. Em vez disso, gostamos do incomum, do único, às vezes até do bizarro.
Faça perguntas
Fazer perguntas a outras pessoas é uma maneira infalível de obter pontos. As pessoas, às vezes, são egocêntricas e adoram falar sobre si mesmas.