Queres destacar-te no mercado de trabalho onde o diploma deixou de ser suficiente? Conhece as 5 características que fazem os recrutadores lembrarem-se de ti!

Por Mariana Boticário da Silva, Project manager FJC Porto de Emprego 2026, e Ana João Silva, responsável Speed Recruitment FJC Porto de Emprego 2026

 

Enquanto equipa responsável pelo FJC Porto de Emprego 2026, temos acompanhado de perto aquilo que as empresas procuram nos jovens talentos e o que realmente diferencia um recém-licenciado. Assim, apresentamos-te as cinco competências que deves desenvolver para te destacares nos processos de recrutamento e selecção.

Multitasking

Ao chegares a uma empresa, irás deparar-te com diversas tarefas completamente distintas que, muitas vezes, acabam por surgir no imediato. Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas procuram dar respostas rápidas aos problemas, sem condicionar o seu normal funcionamento. Deverás, assim, reflectir sobre como lidas com a pressão no teu dia-a-dia. Experimenta questionares-te sobre a forma como reages quando tens dois testes de duas cadeiras distintas em dias seguidos ou sobre como geres a tua rotina.

 

Vontade de aprender

Sentes que a licenciatura não te ensinou o suficiente para trabalhar? Não te preocupes, mais do que saber “tudo”, os empregadores valorizam a tua proactividade e vontade de aprender. As empresas querem jovens que evoluam rápido, procuram feedback e se adaptam rapidamente a novos contextos e funções.

 

Experiências extracurriculares

Os recrutadores são claros: o valor de um candidato mede-se também pelas experiências que acumulou fora da sala de aula. É nas actividades extracurriculares que se torna visível o teu dinamismo, a tua capacidade de gestão de tempo e de trabalho em equipa. Um percurso marcado por estas experiências reflecte a tua maturidade e responsabilidade, qualidades essenciais para seres um bom candidato. Integrar uma organização estudantil, realizar um estágio de Verão, fazer voluntariado ou trabalhar em part-time são exemplos de actividades em que podes desenvolver estas e outras skills.

 

Inteligência emocional

Mais do que saber “fazer”, as empresas procuram jovens que saibam como “agir”. Ter um diploma e ver as suas hard skills desenvolvidas é, sem dúvida, necessário, mas não é de todo suficiente. Numa empresa, terás de saber trabalhar em equipa, lidar com diferentes situações e personalidades, mas também saberes lidar contigo próprio. Sim, leste bem, contigo próprio! Por vezes, o maior desafio pode estar na forma como encaras os problemas e geres as tuas emoções.

 

Criatividade

Actualmente, os recrutadores procuram candidatos que tragam valor acrescentado para a empresa e não se limitem apenas a fazer as suas tarefas no seu modo mais básico. Procura, no teu dia-a-dia, ir sempre mais além, procurando a excelência nos trabalhos que desenvolves. Experimenta fazer a seguinte reflexão: Num trabalho de investigação, limitas-te a responder ao que o teu professor pediu ou procuras causar um efeito WOW? Em trabalhos de grupo, contribuis para as ideias ou ficas apenas a ouvir?

No entanto, para maximizares o teu potencial nos processos de recrutamento, é essencial que te informes sobre as empresas às quais te queres candidatares. Para te ajudar, não percas a 26.ª edição do FJC Porto de Emprego, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Este ano, a feira contará com mais de 70 empresas prontas para te conhecer, nos dias 3 e 4 de Março de 2026. Terás oportunidade de fazer networking com as mesmas através dos seus stands, workshops e apresentações. As inscrições para empresas e estudantes (modalidade Speed Recruitment) já se encontram oficialmente abertas. Para mais informações, fica atento às nossas redes sociais, como o LinkedIn e Instagram.

Ler Mais