Randstad: O caminho para a eficiência

O Outsourcing tem vindo a ganhar relevância como opção estratégica de gestão para as empresas que se querem manter competitivas.

 

Especialistas em soluções de Outsourcing em diferentes áreas de especialização há várias décadas, a Randstad Portugal vê o Outsourcing como uma área em permanente evolução. O director de Outsourcing da Randstad Portugal, Pedro Empis, explica de que forma esta solução está a responder à conjuntura actual, quais as principais vantagens e perspectivas futuras.

 

Como é que a Randstad vê a evolução do sector de Outsourcing?
O Outsourcing tem vindo a ganhar relevância como opção estratégica de gestão para as empresas que se querem manter competitivas. O recurso a especialistas que dominam a sua área de actividade permite ter acesso a processos optimizados, modelos de parceria inovadores com gestão inteligente de riscos e oportunidades, e também integração com tecnologia adaptada a cada realidade específica.

 

As transformações a que temos vindo a assistir no modelo de trabalho tiveram impacto na área de Outsourcing da Randstad? Em que sentido?
Com os novos modelos de trabalho ganharam-se mais opções de flexibilidade, permitindo escalar com maior facilidade, seja em termos de abrangência horária ou no que diz respeito à maior dispersão geográfica que abre a possibilidade de recrutar talento de uma base significativamente mais alargada.

 

De que forma esta área está a responder à realidade actual de uma conjuntura de contracção económica?
O Outsourcing é sempre uma opção muito procurada em tempos economicamente desafiantes, em que as empresas precisam de encontrar factores adicionais de competitividade para se manterem relevantes no mercado, pelo que temos assistido a um aumento na procura por este tipo de serviços.

 

Que tipos de empresas e sectores mais procuram soluções de Outsourcing e que necessidades esperam suprimir? Prestamos serviços a empresas nacionais e multinacionais, em diversos sectores, como a banca, seguros, energia, distribuição, telecomunicações, transportes, aviação, saúde, restauração, retalho, entre outros. Prestamos serviços relacionados com a experiência e suporte a clientes, a eficiência dos processos corporativos, serviços partilhados, desenvolvimento de tecnologia ou vendas, através de canais remotos ou presenciais.

 

Que vantagens este regime apresenta, actualmente, às empresas e como sentem que as empresas portuguesas estão a investir na área de Outsourcing?
Como já referi, o recurso a especialistas que dominam a sua área de actividade permite ter acesso a processos optimizados, modelos de parceria inovadores com gestão inteligente de riscos e oportunidades e também integração com tecnologia adaptada a cada realidade específica. As empresas portuguesas têm um comportamento idêntico às multinacionais, procurando obter as mesmas vantagens da aplicação de contratos de Outsourcing.

 

Que competências são, hoje em dia, mais exigidas pelas empresas quando procuram um parceiro de Outsourcing? A experiência em serviços similares é fundamental para oferecer confiança. Costumamos usar uma frase que capta esta realidade: “Delivery is the best marketing”, pois a entrega de serviços de qualidade é o melhor cartão de visita que podemos apresentar a potenciais clientes. A qualidade acaba por ser consequência das políticas de gestão de pessoas, que permitem atrair e reter os melhores profissionais do mercado, do cuidado que se coloca na disponibilização de instalações de classe mundial, em que toda a experiência de colaborador é pensada com detalhe e a integração com a tecnologia mais adequada e inovadora para cada tipo de actividade e fase de vida dos contratos.

 

Que vantagens este regime pode também representar para os colaboradores?
Os nossos colaboradores são expostos a diversos sectores de actividade, empresas, modelos de relacionamento e de gestão, o que os torna um activo muito interessante num mercado de talento cada vez mais competitivo. O ritmo de aprendizagem é muito elevado e a tecnologia que suporta estas actividades é bastante abrangente e diversificada, o que é também um factor de valorização.

 

Em que áreas sentem que a procura de Outsourcing tem vindo a crescer? Porquê?
Vemos um interesse crescente em áreas que tipicamente não recorriam ao Outsourcing, mas que começam a ver vantagem nos fundamentos de gestão em que este modelo se baseia. São disso exemplo áreas como procurement, facilities ou jurídico.

 

De acordo com a ampla experiência da Randstad nesta área, quais são os maiores desafios que se apresentam hoje ao regime de Outsourcing?
O factor diferenciador da nossa oferta de Outsourcing relaciona-se com a capacidade de traduzir a cultura dos clientes para a entrega dos serviços, o que é possível com a formação e acompanhamento adequados, que precisam de ser suportados em processos sólidos e consistentes, implementados por profissionais com a experiência e atitude adequada a cada realidade. Um grande desafio para implementar um serviço de qualidade é a garantia de que se consegue medir e acompanhar os processos e níveis de serviço que são estabelecidos como objectivo. Para tal, é necessário utilizar os sistemas de gestão adequados a cada tipologia de serviço e à indústria do cliente.

 

Como é que a oferta da Randstad nesta área tem evoluído de forma a responder às necessidades crescentes do mercado?
Temos adaptado os nossos serviços para garantir uma abrangência de sectores cada vez maior, sendo que cada indústria tem especificidades que levam a uma implementação distinta do modelo, de forma a que todas as partes possam beneficiar das suas vantagens.

 

Que soluções a Randstad coloca em prática para superar a concorrência nesta área?
Temos apostado na integração cada vez mais alargada de tecnologia nos serviços que prestamos numa lógica de automação de todas as tarefas que podem ser realizadas de forma mais rápida e com maior ou igual qualidade face ao que as pessoas fariam. Isto permite-nos ganhar competitividade e entregar savings aos nossos clientes, enquanto utilizamos parte desses ganhos para valorizar as pessoas que, naturalmente, ficam responsáveis por processos mais complexos de maior impacto no negócio dos clientes. Para garantir o melhor talento apostamos numa liderança forte e inspiradora, em modelos flexíveis e instalações de classe mundial, em que as nossas pessoas se sintam bem, pois sabemos que estes são os factores que nos levam à atracção e retenção dos melhores profissionais, que são o catalisador de um serviço de qualidade, e que será, certamente, recomendado pelos nossos clientes.

 

Quais as perspectivas para o Outsourcing?
Numa economia cada vez mais de serviços e de utilização, com perda progressiva da lógica de aquisição, as perspectivas são de crescimento desta indústria, num equilíbrio entre o aumento da procura e a integração com tecnologias como a inteligência artificial. Acreditamos que mais sectores e áreas de actividade encontrarão no Outsourcing um caminho para a busca contínua de eficiência nos seus processos e na forma criativa de entregar serviços aos seus clientes, pelo que antecipamos um crescimento continuado desta linha de negócio, sempre com as necessárias adaptações ao progresso da tecnologia e inovação.

 

Este artigo faz parte do Especial “Outsourcing” na edição de Abril (n.º 148) da Human Resources.

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