
Recrutamento no sector da saúde: saiba como não perder (aquele) talento
Recrutar profissionais de saúde pode ser um grande desafio, principalmente quando a procura por estes profissionais cresce rapidamente, sendo necessário fazer novas contratações com urgência.
A realidade é que uma contratação mal feita pode gerar muitos prejuízos para as empresas, destaca a publicação “Gupy”. É, por isso, imprescindível que o processo seja muito bem planeado e executado. Para que essas contratações sejam efectivas para as instituições de saúde, é preciso apostar num recrutamento eficaz, que garanta o posicionamento adequado dos novos talentos para enfrentar um momento tão único. Assim:
- Perceba a disponibilidade dos profissionais
Por mais que seja qualificado, tenha experiência e match cultural, o candidato seleccionado não será eficaz se não tiver tempo para se dedicar ao seu trabalho. Para garantir uma contratação eficiente, é importante saber, por exemplo, se a pessoa possui outro emprego.
É fundamental verificar se os horários são compatíveis, analisar a distância percorrida entre um trabalho e outro e de casa para o trabalho. Assim, podem-se evitar atrasos e cansaço excessivo, que certamente vão interferir na qualidade dos serviços prestados.
- Avalie as principais necessidades do momento
Antes de avançar com um processo selectivo, é fundamental avaliar as reais necessidades da instituição e que posições precisam de ser preenchidas com maior urgência. No actual contexto, é imprescindível investir em profissionais que, independentemente da sua área de actuação em saúde, tenham habilidades para lidar com as instabilidades que apareçam com a pandemia.
- Use dados internos para melhorar todo o processo
Os dados são grandes aliados de um recrutador. Ao fazer uma análise da estrutura do capital humano da organização, entender o perfil das equipas e as falhas que precisam ser resolvidas, obtém-se uma base sólida para contratações eficazes.
Analisar processos selectivos anteriores e utilizar os resultados para corrigir falhas ao recrutar profissionais de saúde são procedimentos eficientes para montar uma boa equipa e oferecer o melhor atendimento, além de evitar custos com a rotatividade.
- Estabeleça boas práticas de recrutamento
Para que a selecção de novos colaboradores seja bem-sucedida, a instituição precisa ter a colaboração de uma equipa de recrutamento qualificada e bem-preparada para conduzir o processo. Cada etapa deve ser planeada e seguida de acordo com os parâmetros preestabelecidos.
Os recrutadores devem deixar claro qual é o perfil profissional que procuram de maneira a evitar que pessoas não qualificadas percam tempo no processo de uma forma inútil, o que não é bom para a imagem da empresa. Também é muito importante procurar referências dos candidatos seleccionados e garantir que tenham boas recomendações.
Dê um feedback a cada participante durante o processo de selecção, independentemente de serem ou não contratados, e procure estabelecer um banco de talentos. Assim, caso surjam novas vagas, a empresa já terá acesso a candidatos qualificados.