Recrutamento sem vieses: um compromisso com a diversidade e a igualdade

Por Chloé Guedj, Employee Experience manager da Milestone

 

A diversidade nas empresas caracteriza-se como a coexistência de colaboradores com distintas características (i.e. raça, idade, género, orientação sexual), competências e personalidades. Na diversidade, encontramos as soluções assentes na diferença de perspectivas. Pela consciência da diferença assumimos a importância da diversidade.

Contudo, os vieses inconscientes estão em cada um de nós e poderão ser amplificados ou mitigados pela cultura de uma organização. A missão e os valores de uma organização podem assumir um papel determinante no recrutamento e potenciar ou não para o convite à diversidade. A cultura da organização ajuda a trazer à consciência os vieses e trabalha activamente na adopção de estratégias para conscientemente mitigar os seus impactos. O recrutamento deve ser conscientemente assente na valorização de competências e personalidades, escolhendo a curiosidade técnica e a empatia. A garantia de um recrutamento sem vieses passa pela formação contínua das equipas de captação de talento, i.e. workshops, estudos de caso e “role play”.

As organizações comprometidas com a diversidade garantirão que a sua estratégia, missão e valores têm na sua tomada de decisão experiências diversificadas de género, desde a atracção de talento até à contratação. Iniciativas como programas de embaixadores junto da comunidade estudantil e o testemunho de colaborador@s sobre as carreira nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics) despertam a consciência para a igualdade de oportunidades.

Recrutar com equidade representa um trabalho de selecção que amplie o espectro da pesquisa, que possa abranger uma maior diversidade do universo de candidat@s a considerar. O tempo investido na identificação, entrevistas e avaliação de candidat@s é substancial para assegurar a visibilidade das múltiplas perspectivas dos avaliadores envolvid@s e garantir a justiça das escolhas de recrutamento. Este investimento representa um crescimento para as organizações. Este tempo e estes recursos para trazer a diversidade representam uma oportunidade de transformação constante para as organizações.

A monitorização dos processos de recrutamento, através da documentação dos vários momentos, a análise de dados de recrutamento e a recolha de feedbacks d@s candidat@s, sustenta e potencia o grau de conhecimento acerca dos seus parâmetros no que concerne o recrutamento sem vieses.

O recrutamento sem vieses na construção da experiência de candidat@ precisa de acontecer em simultâneo com a construção da experiência de colaborador(a) para acolher a diversidade. As equipas de captação de talento devem posicionar-se como agentes de mudança pelo potencial do seu conhecimento das múltiplas dimensões (candidat@s e negócio) e potenciar a integração da diversidade no seio da organização.

Para além da diversidade nas equipas de captação de talento, a criação de painéis de avaliação distintos para a progressão de carreira, bem como as progressões de carreira estarem associadas à superação de um standard de performance definido para cada nível de carreira e transversal a toda a organização.

O caminho exige reflexão e continuar a ampliar a abrangência dos espectros e a trabalhar para a construção de um ambiente mais inclusivo. Recrutar sem vieses é mais do que uma boa prática, é um compromisso com a transformação das empresas e da sociedade.

Ler Mais