Responsabilidade Social – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa socialmente mais responsável e com iniciativas e práticas mais sustentáveis, envolvendo os seus colaboradores, integrando nas suas atividades e objetivos, preocupações de índole social e ambiental? 

 

Pitch dos finalistas

 

Delta Cafés / Grupo Nabeiro

Líder no seu segmento em Portugal comemora 60 anos de história. Presente em mais de 40 países, espalhados por cinco continentes, está estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Brasil e China enquanto que, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com mais de 3.800 colaboradores.

A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objetivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. O Grupo concentra na Associação Coração Delta todas as suas acções de Responsabilidade Social que se desenvolvem nas comunidades onde a empresa está inserida.

 

EDP

A Responsabilidade Social sempre foi um eixo fundamental da atuação da EDP e em 2021, ainda num contexto fortemente impactado pela pandemia, continuámos a procurar soluções para chegar às comunidades e pessoas mais vulneráveis e a criar iniciativas para promover um planeta melhor. Sob o mote do Changing Tomorrow Now mobilizámos os nossos voluntários, cooperámos com organizações no terreno e procurámos impactar comunidades em todas as geografias em que estamos presentes.

 

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

Galp

_______________________________________________________________________________________________________

 

Grupo Ageas

A Fundação Ageas é uma IPSS que procura apoiar a comunidade, promovendo o voluntariado corporativo e desenvolvendo programas com impacto social. São, por isso, várias as iniciativas que têm sido desenvolvidas, ao longo dos anos. É o caso do projeto de “reflorestação do Pinhal de Leiria”, criado em 2018, e que ainda hoje junta voluntários para plantar pinheiros. É também o exemplo da iniciativa “Chamada Amiga”, criada na pandemia para combater ao isolamento dos mais idosos. Mais recentemente, a Fundação, desafiou duas Associações – a Crescer e a Associação ComVida (Café Joyeux) – a explorarem o restaurante e o café presentes no novo edifício do Grupo, de forma a promover a inclusão e a responsabilidade social.

 

MC / Continente

A Missão Continente tem sido pioneira na resposta a emergências sociais, no apoio à urgência alimentar, na educação para uma alimentação saudável e na sensibilização para um consumo mais consciente e sustentável.

A maior campanha de sempre da Missão Continente – Luzes com Presença -, angariou 1.2M€ que reverteram para instituições nacionais que combatem o isolamento social e a solidão, agravados pela Covid-19. A criação do Conselho Estratégico Missão Continente, composto pelos mais altos representantes das principais entidades e instituições sociais de Portugal, permite-nos trabalhar em alinhamento com as grandes tendências e necessidades sociais. Reaproveitámos o equivalente a 21.4M€ de bens alimentares através da redistribuição dos excedentes das lojas, doados a instituições e disponibilizados aos colaboradores.

A Missão Continente tem no seu ADN a criação de impacto positivo nas comunidades onde está inserida.

 

Tabaqueira / Philip Morris

Na Tabaqueira assumimos de forma muito séria o nosso compromisso de responsabilidade social que inclui, entre outras prioridades, o apoio à nossa comunidade local como forma de garantir o nosso contributo para um desenvolvimento social e económico sustentado do país. A Responsabilidade Social é um elemento-chave da nossa estratégia de negócios, e quer a empresa, quer os seus trabalhadores, prestam apoio regular à comunidade local como forma de reforçar o seu papel como agente ativo junto da sociedade.

Enquanto empresa a nossa grande ambição é construir um futuro melhor, afirmando o nosso compromisso com a Economia, a Sociedade e as Pessoas de forma transversal a toda a nossa atividade, que procura minimizar as externalidades negativas associadas aos nossos produtos, operações e cadeia de valor.

É com essa ambição no horizonte que nos reorientámos enquanto organização, colocando a Ciência e a Inovação no centro da nossa atividade. Somos movidos pela evidência científica e acreditamos que criar soluções para a redução da nocividade dos produtos de tabaco é o maior contributo que uma empresa líder na produção e comercialização de produtos de tabaco pode dar à sociedade. Na Tabaqueira lideramos a nossa transformação e assumimos a responsabilidade de desafiar o mundo para que nos acompanhe.

 

Vodafone

Na Vodafone ligamos milhões de pessoas e organizações de todas as dimensões à sociedade digital. Mas aquilo que verdadeiramente nos faz mover é saber que ao disponibilizarmos as nossas soluções, a nossa rede e a dedicação e conhecimento das nossas pessoas estamos a melhorar vidas construindo um futuro melhor, mais sustentável e mais inclusivo. Saber que juntos, pessoas e tecnologia, conseguimos construir um mundo melhor é o melhor reconhecimento e incentivo ao desenvolvimento da competência das nossas Pessoas. Este sim é o propósito da Vodafone.

 

 

Participe e vote AQUI