Retail Consult: A felicidade de todos é uma prioridade

A Retail Consult revela os factores que distinguem a empresa como uma “Best IT” e detalha a estratégia de gestão de pessoas que tem contribuído para este reconhecimento.

A Retail Consult é reconhecida como uma “Best IT” devido à forma como vive os seus valores corporativos, segundo Tânia Azinheiro, head of People & Brand da empresa. “Happiness” e “Care” são os pilares fundamentais que orientam a cultura organizacional da organização, promovendo um ambiente de trabalho onde a felicidade e o bem-estar dos colaboradores são uma prioridade.

Tânia Azinheiro destaca que a Retail Consult valoriza cada colaborador como único, com iniciativas que garantem a realização pessoal e profissional. Nesse sentido, a empresa que implementa soluções tecnológicas a nível global, oferecendo um ambiente dinâmico e desafiador que permite aos colaboradores crescerem e explorarem diferentes áreas de negócio. Além disso, a estratégia de gestão de pessoas inclui programas de acompanhamento individual, como o “Buddy Program” e o “Talent & Mentoring Program”, sem esquecer a academia para a formação contínua.

 

Quais são os principais factores que distinguem a Retail Consult como uma “Best IT”?
O principal factor que distingue a Retail Consult como uma “Best IT” é a forma como vivemos os nossos valores corporativos. São muito mais do que apenas palavras escritas em pósteres motivacionais. Estão no nosso ADN desde a criação da empresa e são vividos no dia-a-dia. Um deles é “happiness”, o que significa que a felicidade de todos é um objectivo em si. Isto é alcançado, criando um ambiente em que as pessoas se sintam envolvidas, realizadas e em que possam ser elas próprias.

“Care” é também um valor corporativo, que reflecte a preocupação em olhar para cada um dos colaboradores não como mais um, mas como único. Olhar como alguém que tem características e preocupações individuais, sendo tratado com confiança, respeito e cuidado. Tudo isto faz com que haja uma cultura organizacional positiva, em que espírito de equipa e de entreajuda reinam e criam um excelente ambiente de trabalho.

Para além disso, estamos numa área de negócio extremamente dinâmica. Como implementadores de soluções tecnológicas para retalhistas, estamos no epicentro de um sector em grande crescimento e em constante evolução. Como trabalhamos por projectos e trabalhamos para todo o mundo, nunca há monotonia. Os colaboradores podem estar hoje a trabalhar com um cliente retalhista de moda em Barcelona e amanhã num novo projecto, num retalhista alimentar nos EUA. Isto não proporciona só um ambiente dinâmico e desafiador às pessoas, também oferece oportunidades de crescimento e de exploração de diferentes áreas de negócio, tornando cada projecto e cada desafio profissional numa nova aventura.

 

Como descreve a estratégia de Gestão de Pessoas que vos trouxe a este resultado?
A estratégia de gestão de pessoas baseia-se na felicidade e no bem-estar dos colaboradores como um valor fundamental. Na Retail Consult não é apenas uma tendência posta em prática, recentemente, por pressão do mercado laboral. É, sim, um princípio genuíno desde a criação da empresa em 2011. Assim, a nossa estratégia passa por olhar para os nossos colaboradores de forma holística, em que há um lado profissional e um lado pessoal que têm de ser tidos em conta.

Na componente profissional sentimos, claramente, que temos a responsabilidade de ajudar as pessoas a atingirem os seus objectivos profissionais e a sentirem-se realizadas. Neste sentido, temos uma estrutura de gestão de talento que faz um acompanhamento regular e individualizado de cada uma das pessoas e que visa ajudar na gestão de carreira de cada um. São debatidas dificuldades, preferências, traçados caminhos e objectivos, mas também são desenvolvidas estratégias e ferramentas para os atingirem. Temos uma academia própria, a Retail Academy, que proporciona às pessoas oportunidades de formação nas mais variadas áreas, desde técnicas e funcionais, até ao desenvolvimento pessoal e de soft skills.

No entanto, consideramos que a componente pessoal pode, e deve, ser apoiada. Neste sentido, desenvolvemos um programa de bem-estar, Wellness@Work, com uma estratégia que assenta em quatro pilares fundamentais de bem-estar: físico, emocional, social e financeiro. A nossa abordagem consiste em trabalhar estas dimensões através de diferentes ferramentas: programas que proporcionam um atendimento e acompanhamento personalizado a cada colaborador; a sensibilização e a literacia sobre diferentes temas; a promoção de oportunidades de socialização; e a oferta de benefícios especiais para os nossos colaboradores, que suportam cada uma destas dimensões.

Tal como na pirâmide de Maslow, construímos uma base que atende às necessidades básicas (fisiológicas e de segurança/protecção), abordando a saúde física e emocional e fornecendo ferramentas e estratégias de auto-cuidado. A partir daí, construímos a dimensão social e abordamos as necessidades de pertença e estima, promovendo o respeito e o reconhecimento entre colegas de trabalho, para alcançar a auto-realização, ou seja, empoderar as nossas pessoas para se tornarem a melhor versão de si próprias.

Tudo isto cria um ambiente de trabalho solidário, envolvente e contagiante, uma vez que os valores não são transmitidos apenas de cima para baixo, mas em todas as direcções possíveis.

 

Que boas práticas foram introduzidas ou reforçadas no último ano?
Iniciativas que se focam no acompanhamento individualizado de cada colaborador têm tido uma especial atenção. Neste sentido, temos um “Buddy Program”, um “Talent & Mentoring Program” que prioriza um acompanhamento e feedback regular, bem como um programa de follow up e de acompanhamento psicológico, que têm um impacto profundo.

Por outro lado, criamos iniciativas que fazem com que os nossos valores e esta preocupação com o próximo extravasem as paredes do nosso escritório, permitindo às pessoas conectarem-se entre elas e com a sociedade. No nosso programa “Hands on”, as nossas equipas põem “as mãos na massa” para ajudar pessoas desfavorecidas. Abraçamos diferentes causas, desde causas relacionadas com crianças doentes, idosos, pessoas sem-abrigo, crianças e jovens em risco e sem estrutura familiar, até às instituições de apoio alimentar ou causas ambientais. É uma iniciativa que alinha toda a empresa num objectivo maior. Porque retribuir não é apenas dar felicidade aos outros. Dá-nos, também, um propósito e leva o nosso valor “happiness” um passo mais além.

 

De que forma a forte ligação às IT favorece ou influencia a Gestão de Pessoas?
Esta ligação obriga-nos a estar em constante evolução e a termos uma gestão inovadora. Estamos num mercado extremamente competitivo, em que a atracção e a retenção de talento são fundamentais. Isso compele-nos a sair da caixa e a criar formas de trabalhar a motivação das pessoas.

Por outro lado, a ligação às IT favorece-nos, porque estamos num ambiente em constante inovação e evolução tecnológica. Esta dinâmica ajuda a manter os colaboradores motivados e desafiados, permitindo-lhes desenvolver, continuadamente, novas competências e enfrentar novos desafios regularmente. A possibilidade de trabalhar em diferentes projectos e áreas também aumenta o desenvolvimento profissional e a respectiva satisfação.

 

De que forma as transformações no mundo do trabalho (regime híbrido, entre outras) têm vindo a influenciar as práticas de Gestão de Pessoas?
As transformações no mundo do trabalho, como o regime híbrido, influenciaram as práticas de Gestão de Pessoas ao exigir maior flexibilidade e adaptabilidade na gestão das equipas. É necessário adaptar as nossas práticas às dificuldades que a distância traz. Estando conscientes do impacto da proximidade na cultura organizacional, incentivamos as pessoas a estarem juntas, quer em eventos e actividades, quer no dia-a-dia, com práticas que promovam a interacção entre elas.

 

Do feedback que recolhem dos colaboradores, o que é que eles consideram essencial numa “Best IT”?
Os colaboradores consideram que, numa “Best IT”, é essencial uma cultura de apoio e colaboração. Uma empresa que viva os valores que prega e, em paralelo, os colaboradores tenham o sentimento de que não são apenas mais um número dentro da organização, tendo um cuidado personalizado e um tratamento pessoal. Os profissionais valorizam, também, a transparência, a comunicação aberta e a acessibilidade em todos os níveis hierárquicos, em que uma política de “porta aberta” faz toda a diferença. E cada vez mais, o balanço entre a vida pessoal e a vida profissional saudável é muito valorizado.

 

Quais os factores que os colaboradores mais valorizam na Retail Consult como uma “Best IT”?
O que os colaboradores mais valorizam é o espírito de equipa, a entreajuda, a forte cultura organizacional e o facto de não serem apenas um número para a empresa. Além disso, apreciam as oportunidades de carreira, a possibilidade de trabalhar em diferentes projectos e o ambiente desafiador proporcionado. Os programas de bem-estar e a comunicação contínua com a gestão são, igualmente, muito valorizados pelos nossos colaboradores.

 

De que forma a Retail Consult está a trabalhar para manter ou aumentar este nível de satisfação dos colaboradores, em 2024?
Vamos continuar focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos colaboradores, quer seja através das estratégias de desenvolvimento de carreira, programas de mentoria ou a nossa Retail Academy, quer seja a partir de iniciativas de bem-estar, como o “Wellness @work”. Vamos continuar a investir, também, em formas de balanço entre a vida pessoal e a vida profissional, de modo a permitir que todos estejam satisfeitos e felizes.

 

Ser uma “Best IT” é um bom cartão-de-visita para a vossa estratégia de Employer Branding? Como estão a trabalhar para potenciar a atractividade da Retail Consult junto dos candidatos?
A indústria de IT é extremamente competitiva e há uma luta cerrada em torno do talento. Não é por acaso que, na Retail Consult, as áreas de Marketing e de Recursos Humanos se fundem num só departamento chamado People & Brand. Foi uma decisão consciente, tomada recentemente, porque existe por parte da organização a consciência de que os colaboradores ou candidatos têm de ser vistos de forma similar aos clientes ou potenciais clientes. Desta forma, precisam de ser conquistados e fidelizados. Isso implica uma estratégia de Employer Branding, que foi desenvolvida cuidadosamente e que, especialmente nos dias de hoje, está assente em autenticidade. Assim, temos uma EVP (Employer Value Proposition) e uma estratégia de mensagem bem definidas, com conteúdos especificamente desenvolvidos para este fim, bem como uma estratégia de meios de divulgação. Sermos uma “Best IT” é, sem dúvida, um excelente cartão de visita para esta estratégia. E vai, no fundo, cimentar aquilo que nós, como Retail Consult, somos para dentro e para fora.

 

Esta entrevista faz parte do Especial “Best IT” publicado na edição de Junho (n.º 162) da Human Resources.

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