Rock depois do trabalho. Saiba qual o disco/ música que mais influencia líderes de grandes empresas em Portugal

O único festival de bandas de empresas do mundo está de volta para mostrar que é possível misturar trabalho com lazer. Já na sua 11.ª edição, este ano o Brands like Bands junta em palco 15 bandas, de 15 empresas. Para o seu fundador, Fernando Barros, após a participação no Rock in Rio em 2022, o principal desafio foi mesmo entusiasmar as pessoas mais uma vez.

 

Por Tânia Reis

 

O Festival Brands Like Bands surgiu em 2013, pelas mãos de Fernando Barros, com três objectivos: «dar palco à paixão dos colaboradores pela música, promover a motivação, envolvimento e resiliência que as empresas fomentam junto desses colaboradores, e reunir empresas e pessoas no mesmo espaço, de forma inovadora e colaborativa, em prol de uma causa social urgente». Desde então, esta iniciativa única no mundo apoiou mais de 20 causas e juntou mais de dois mil colaboradores em palco. Os 184 concertos, de 70 bandas, foram assistidos por mais de 40 mil pessoas. Em 10 edições, este evento – «agregador no género, raças, credos, funções e gerações » – representou 23 nacionalidades de colaboradores de empresas nacionais e multinacionais, e de várias áreas de negócios.

Este ano, a 11.ª edição, “Rock depois do trabalho”, acontece nos dias 23 e 24 de Junho, a partir das 19h, no TimeOut- Market, em Lisboa, e tem entrada gratuita. Em 2023, através da Oakland Coffee, apoiam o «projecto de sustentabilidade e fair trade dos Green Day, reconhecido pelo Financial Times. No primeiro dia do Festival, 23 de Junho, subirão ao palco as bandas Go Band (GoContact), Sog- Band (Sogenave), BBS (Siemens), Sharing Beauty Band (L’Oréal), People2People (Cofidis), Merlin Tones (Leroy Merlin) e Flu Fighters (Lusíadas Saúde). No dia seguinte, estarão em palco The Relevants (Axians), The Mercernaries (Mercer), Hollymood (Sabseg), Electric Bang (Schneider Electric), Tweak and Deploy (Armis),The Group (ManpowerGroup), Who Cares We Care (Tabaqueira) e The Pickups (Europcar). A abertura estará a cargo dos School of Rock, e as bandas serão acompanhadas pela equipa dos Xutos & Pontapés.

O grande desafio para esta edição, depois de terem participado no Rock in Rio no ano passado, «foi como entusiasmar novamente as pessoas», partilha Fernando Barros. «Com esse desafio, conseguimos envolver grandes parceiros, como, mais uma vez, a Human Resources, a Rádio Comercial, os Xutos & Pontapés, os Green Day, entre outros e, avaliando a efervescência dentro das empresas, estou convencido que as expectativas já são muito boas.»

Num contexto de escassez de talento, que envolve vários pontos complementares no contexto externo e interno de cada empresa, o festival assume um contributo relevante. «Costumo utilizar a metáfora de que somos o “Alta-definição” das marcas», diz. «No Brands Like Bands, as pessoas deparam-se com as marcas, sim, mas sem o seu “make-up” habitual, deparando-se com a sua forma mais genuína e autêntica, e é isso que cada vez mais as pessoas valorizam e procuram. Nem é preciso perguntar “o que dizem os teus olhos”, está lá», brinca.

A edição de 2024 já está a ser preparada, e «o ponto alto» acontece quando, após «as reuniões de debriefing, o feedback de todas as empresas e envolvidos no Festival, é colocado na “bimby”». E «há sempre surpresas boas que aparecem, e quando menos esperamos». O responsável dá um exemplo. «Alguma vez imaginava que, 23 anos depois de ter conhecido pessoalmente os Green Day – ainda no tempo da outra moeda –, estaríamos envolvidos profissionalmente? É como eles cantam… “It’s something unpredictable, but in the end it’s right, I hope you had the time of your life”. E é isso que, no final, queremos para todos.»

 

Se a minha vida profissional fosse um disco
Para demonstrar o poder da música em todas as esferas e momentos de vida, a Human Resources pediu aos responsáveis das empresas participantes no Brands Like Bands que partilhassem um disco que tenha influenciado e inspirado o seu percurso profissional, nomeadamente em momentos de concentração, motivação e superação de dificuldades.

 

ARMIS

José Maria Santiago, head of People & Culture & Recruitment

«O papel de director de Recursos Humanos de uma tecnológica, em Portugal, não é uma tarefa simples. É preciso estar sempre actualizado, lidar com diferentes perfis e, ao mesmo tempo, manter as equipas motivadas e comprometidas com os objectivos da empresa. Por isso, como inspiração no meu trabalho diário, escolhi um disco clássico que atravessou gerações: “Thriller”, de Michael Jackson, uma obra-prima musical, que nos transporta para outra dimensão.

A relação que encontro entre a minha vida e a música é profunda. Viajo muito de carro, e a música é a minha principal companhia. Mas como se relaciona a música e a sua força inspiradora com a minha vida profissional? Gerir equipas é como dirigir uma banda musical, já que um bom líder deve ser capaz de conduzir a equipa como se fosse uma orquestra. É preciso saber identificar talentos individuais, integrá-los em projectos comuns e fazê-los trabalhar juntos, em harmonia, tal como numa banda ou orquestra.

Este disco motiva-me pela energia que passa através do ritmo, e diria que é difícil ficar indiferente ao ouvir algumas das suas faixas mais emblemáticas. Quando motivadas, as pessoas são capazes de superar qualquer obstáculo e alcançar grandes resultados. Este álbum transmite valores fundamentais em que me apoio, como a perseverança, a criatividade e o respeito pelo próximo, e que tento passar diariamente aos colaboradores. É preciso acreditar no potencial de cada um, respeitando as diferenças individuais, trabalhando sempre como uma equipa, uma orquestra.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Junho (nº. 150) da Human Resources, nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

 

E que tem o comentário dos especialistas:

– José Maria Santiago, head of People & Culture & Recruitment da Armis

– Pedro Faustino, Managing director da Axians

– João Freitas, director de Inovação e Criação de Valor da Cofidis

– Paulo Pinto, head of Country do Europcar Mobility Group em Portugal

– Sébastien Bruchet, director-geral Portugal da Leroy Merlin

– Sara Silva, directora de Relações Humanas da L’oreal

– Sofia Fernandes, directora de Pessoas & Talento da Lusíadas Saúde

– Rui Teixeira, Country manager da Manpowergroup

– Constança Santa Marta, Global Business Services leader da Mercer

– Isabel Borges, country manager da Multitempo Jobandtalent

– Victor Moure, Portugal Country manager da Schneider Electric

– Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal

– Bruno Faneco, administrador da Sogenave

– Júlia Denzel, responsável pela área de People & Culture da Tabaqueira/ Philip Morris International

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