Rodrigo Maia é o novo director de Intelligent Systems da Altran

Como membro do Steering Board do Artemis-Industry Association, o profissional contribuiu nos últimos três anos para a afirmação da tecnologia nacional na área dos Sistemas Embebidos, tendo ajudado a desenvolver o cluster de empresas portuguesas que participa na European Technology Platform.

Com 15 anos de experiência internacional, Rodrigo Maia iniciou a carreira como professor assistente no Instituto Politécnico de Tomar, sendo simultaneamente Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, onde se especializou nas áreas da Robótica e Sistemas Embebidos Distribuídos, aplicados aos Sistemas Inteligentes de Transportes.

«Sabemos da importância dos intelligent systems, e em particular da nova geração de sistemas altamente conectados e integrados em ecossistemas onde a funcionalidade deixa de estar focada no dispositivo e passa a estar focada no ecossistema. Por esta razão, procurámos um profissional altamente qualificado e com provas dadas no mercado de trabalho», comenta Célia Reis, directora geral da Altran Portugal.

Em 2007 integrou a empresa Critical Software, onde exerceu funções de technical manager e posteriormente de real time & embedded area manager. Desde 2012 tem-se focado nas áreas da gestão e suporte ao desenvolvimento de negócio, como engineering manager da unidade de negócios de aeronáutica, espaço e defesa, e posteriormente desempenhando o cargo de principal engineer para o vertical da energia e mobilidade.