Sabe avaliar (correctamente) a sua situação económica? É muito importante. Descubra aqui

É sempre boa ideia reavaliar as metas financeiras de tempos a tempos. Os objectivos e necessidades imediatas mudam com o tempo, o que afectará as decisões diárias em termos de dinheiro. O El Economista partilha um guia rápido para analisar a sua situação económica.

 

Com a inflação crescente e incerteza económica, agora é um bom momento para rever as suas finanças e garantir que está no caminho certo para atingir as suas metas de curto e longo prazo. Esteja a poupar para dar entrada para uma casa, a pagar dívidas de empréstimos ou a tentar aumentar o seu “fundo de emergência”, uma avaliação periódica é uma oportunidade para avaliar as suas necessidades financeiras.

 

Como fazer uma avaliação financeira?

Ainda que pareça uma tarefa complicada, pode começar com pequenos passos práticos. Aqui estão algumas etapas a considerar:

Avaliar os gastos mensais

Em primeiro lugar, recomendamos que mantenha um registo das suas receitas e despesas mensais. Ter uma noção do orçamento disponível após impostos (o que entra) versus despesas mensais (o que sai) é o primeiro passo para aumentar as suas economias. Também mostrará quanto está a gastar em itens essenciais, como casa, comida ou pagamentos de dívidas, em comparação com itens não essenciais, como refeições fora ou entretenimento, e onde pode cortar em determinadas categorias.

Criar um orçamento

De seguida, crie um orçamento para ajudar a priorizar gastos e poupanças. Um bom ponto de partida é destinar 50% dos rendimentos após impostos para despesas essenciais (por exemplo, casa, serviços públicos, alimentação, etc.), pelo menos 15% dos rendimentos antes de impostos deve ir para a reforma e 5% devem ir para um fundo de emergência. Os outros 30% são para despesas extra, como viagens e refeições fora de casa.

Estabelecer metas específicas e alcançáveis

Determine que objectivos está a tentar alcançar, quando quer alcançá-los e quanto deseja economizar. Ser o mais específico possível com cada objectivo pode ajudá-lo a alcançar o sucesso financeiro. Por exemplo, se está a poupar para uma próxima viagem, reserve uma quantia pré-determinada de dinheiro todos os meses para atingir essa meta.

Da mesma forma, estabeleça metas ambiciosas, mas realistas, e é válido começar com pequenos passos. Em vez de definir uma meta de poupar para uma futura casa, que pode parecer esmagadora, divida-a em pagamentos mensais alcançáveis ​​que pode atingir ao longo do tempo.

 

Como manter os objectivos financeiros? Automatize as suas finanças

Considere configurar uma transferência automática para poupar dinheiro sem ter de se preocupar com isso. Agende uma transferência automática da sua conta corrente para a sua conta poupança, incluindo poupança de longo prazo ou investimentos como a reforma, assim que recebe o salário para não ser tentado a gastá-lo. Dependendo da sua situação financeira, tente aumentar gradualmente esse valor a cada mês ou trimestre.

Pague e livre-se das suas dívidas com juros altos o mais rapidamente possível

Dívidas com juros altos são geralmente consideradas aquelas com uma taxa de juros anual na casa dos dois dígitos (como 10% ou mais). Por exemplo, os cartões de crédito costumam ter altas taxas de juros. Pagar essas dívidas é um passo importante para alcançar o sucesso financeiro.

Além disso, os cartões de crédito têm juros altos e os pagamentos atrasados ​​podem afectar negativamente a sua pontuação de crédito. Antes de começar a poupar ou investir, trabalhe para saldar qualquer dívida fazendo os pagamentos mínimos e priorizando a dívida com juros mais altos. Depois de pagar esses cartões, pode aplicar esse dinheiro nas suas metas financeiras.

Agende as próximas avaliações

Não é necessário fazer tudo de uma vez, dê um tempo a si mesmo se estiver apenas a começar. Atingir uma meta de poupança provavelmente não acontecerá da noite para o dia. Reserve uma data regularmente para avaliar a seu progresso e quaisquer mudanças que possam afectar as suas necessidades financeiras. E lembre-se, cada pequeno passo conta, por isso não tenha receio de começar do zero.

Ler Mais