Sabe como consultar o estado reembolso do IRS no Portal das Finanças? Esclareça aqui as suas dúvidas

Se já submeteu a sua declaração de rendimentos, cujo prazo de entrega começou a 1 de Abril e termina a 30 de Junho, a próxima etapa é aguardar pelo processamento da sua liquidação e respectiva devolução do imposto, se tiver direito a ela. Para saber o ponto de situação e consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças, o Ekonomista explica os passos a seguir.

 

1. Seleccione a opção “Aceder a Serviços Tributários” no canto inferior esquerdo da página.

2. No menu do lado esquerdo seleccione “Serviços“.

3. Navegue na lista até encontrar a opção “Movimentos Financeiros” e selecione “Informação Financeira“.

4. Insira os seus dados pessoais de acesso.

5. Seleccione o ano e o tipo de imposto (IRS) e depois clique em filtrar.

 

Na tabela pode verificar a situação global do pagamento do IRS, desde o valor emitido pelas Finanças ao valor regularizado. Se no tipo de documento seleccionar «Reembolsos» verá apenas a informação relativa à devolução do imposto.

Caso surja alguma entrada referente a reembolsos (confirme se selecionou o ano de 2021), clique na opção ver detalhes para consultar desde o total de acerto de liquidação apurado, à data de recebimento do imposto.

Depois de submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças esta vai passar por vários estados. O primeiro, o da «Declaração Certa», significa que a sua declaração de rendimentos foi validada sem erros e está pronta para ser liquidada.

O estado seguinte é, então, o da «Liquidação Processada», o que significa que as contas do seu imposto estão feitas e tanto podem dar origem a uma conta para pagar ou a um reembolso.

No caso de dar origem a um reembolso, e caso não haja divergências ou dívidas fiscais pendentes, o estado da sua declaração passará para «Reembolso Emitido» sendo que, depois da transferência do dinheiro para a sua conta bancária, passará para «Pagamento confirmado».

No caso de dar origem a uma conta para pagar, receberá em casa uma nota de cobrança da Autoridade Tributária, que deverá regularizar até ao dia 31 de Agosto.

Ler Mais