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Sabe o que é a avaliação de desempenho por competências?
A avaliação de desempenho por competências consiste em analisar os colaboradores da empresa de maneira técnica e comportamental, considerando, além dos resultados, as suas competências: as soft skills e as hard skills.
Existem quatro tipos principais de competências que são analisadas nesse processo:
- Competências de liderança
- Competências técnicas
- Competências comportamentais
- Competências organizacionais
A avaliação de desempenho por competências pode funcionar de três maneiras diferentes:
- Avaliação 45°
Neste formato o colaborador avaliado não tem participação. - Avaliação 90°
A avaliação de 90° ocorre de modo igual à de 45° – com avaliação individual de competência pelo líder do avaliado – e também conta com uma avaliação do próprio colaborador em questão. - Avaliação 360°
Já na avaliação de 360°, participam vários níveis e vertentes da empresa. Além do avaliado e do seu líder, participam também os colegas de equipa, gerentes, outros líderes, fornecedores e até mesmo clientes.
Benefícios para a empresa:
- a redução do turnover passa a ser visível, uma vez que os colaboradores estão mais alinhados e de acordo com as expectativas da empresa;
- as equipas formadas através da avaliação de desempenho por competências é de alta performance;
- uma comunicação mais efectiva e directa entre colaboradores e os seus líderes leva a um clima satisfatório para a equipa e para a empresa;
- processos mais certeiros garantem maior assertividade para os Recursos Humanos.
Benefícios para o colaborador:
- os colaboradores ficam cientes das expectativas e do que é esperado deles;
- a hipótese de ter um plano de carreira na empresa é maior e mais alcançável;
- todo o desenvolvimento do colaborador junto da empresa é documentado, gerando insights que possibilitam uma melhoria das suas capacidades;
- o feedback constante faz com se sinta confortável tornando-o mais produtivo.
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