Sabe o que é a avaliação de desempenho por competências?

A avaliação de desempenho por competências consiste em analisar os colaboradores da empresa de maneira técnica e comportamental, considerando, além dos resultados, as suas competências: as soft skills e as hard skills.

 

Existem quatro tipos principais de competências que são analisadas nesse processo:

  • Competências de liderança
  • Competências técnicas
  • Competências comportamentais
  • Competências organizacionais

A avaliação de desempenho por competências pode funcionar de três maneiras diferentes:

  • Avaliação 45°
    Neste formato o colaborador avaliado não tem participação.
  • Avaliação 90°
    A avaliação de 90° ocorre de modo igual à de 45° – com avaliação individual de competência pelo líder do avaliado – e também conta com uma avaliação do próprio colaborador em questão.
  • Avaliação 360°
    Já na avaliação de 360°,  participam vários níveis e vertentes da empresa. Além do avaliado e do seu líder, participam também os colegas de equipa, gerentes, outros líderes, fornecedores e até mesmo clientes.

Benefícios para a empresa:

  • a redução do turnover passa a ser visível, uma vez que os colaboradores estão mais alinhados e de acordo com as expectativas da empresa;
  • as equipas formadas através da avaliação de desempenho por competências é de alta performance;
  • uma comunicação mais efectiva e directa entre colaboradores e os seus líderes leva a um clima satisfatório para a equipa e para a empresa;
  • processos mais certeiros garantem maior assertividade para os Recursos Humanos.

Benefícios para o colaborador:

  • os colaboradores ficam cientes das expectativas e do que é esperado deles;
  • a hipótese de ter um plano de carreira na empresa é maior e mais alcançável;
  • todo o desenvolvimento do colaborador junto da empresa é documentado, gerando insights que possibilitam uma melhoria das suas capacidades;
  • o feedback constante faz com se sinta confortável tornando-o mais produtivo.
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