Sabe porque as mulheres estão sub-representadas em cargos de gestão? Estudo identifica sete factores

Quase metade (48%) das empresas considera que há pouca ou nenhuma diversidade de género nos cargos de gestão na sua organização. A conclusão é do estudo “Estratégias de Talentos: Diversidade de Género e Liderança”, da Robert Walters.

 

Já 88% dos profissionais acreditam que as mulheres estão sub-representadas na liderança empresarial, por isso a diferença de género é ainda mais perceptível em cargos de gestão.

O mesmo estudo mostra que 87% dos inquiridos consideram importante implementar políticas que garantam a diversidade de género nos conselhos de administração das organizações.

E 27% das empresas inquiridas acreditam que a razão pela qual não há maior diversidade de género nos cargos de gestão é a preferência da direcção da empresa em promover homens em detrimento de mulheres. Noutra perspectiva, as organizações apontam uma cultura corporativa má (24%) e uma má estratégia de liderança e desenvolvimento (15%) como as principais causas.

Além disso, as organizações inquiridas indicam entre as razões pelas quais acreditam que as mulheres estão sub-representadas em cargos de gestão: preferência da direcção da empresa na promoção de homens em detrimento de mulheres (39%); Cultura corporativa que não incentiva a diversidade no ambiente de trabalho (14%); Políticas de maternidade mal desenvolvidas (12%); Dificuldade em voltar ao trabalho depois de ter filhos (12%); Más estratégias de liderança e desenvolvimento profissional (9%); Pressões familiares ou compromissos fora do trabalho (7%); Falta de modelos femininos profissionais (7%).

Uma em cada duas mulheres inquiridas considera que a aposta na igualdade de oportunidades é maior nas empresas com mais mulheres na gestão. Actualmente, 55% das mulheres acreditam que não existe um modelo forte de liderança feminina na sua organização. Um quarto das mulheres acredita que a falta de referências profissionais femininas contribui para um menor número de mulheres em cargos de liderança.

Quanto ao factor que tem ajudado as mulheres inquiridas a alcançarem maior sucesso profissional, apenas 2% consideram que tem sido a política de desenvolvimento da sua empresa, contra 53% que consideram que tem sido a sua formação e experiência profissional e 25 % que acham que foram os resultados alcançados na sua carreira.

Ler Mais