Sabe procurar trabalho nas redes sociais?

Enviar currículos pelos canais tradicionais não basta quando se procura emprego. As pesquisas de emprego feitas através das redes sociais estão a tornar-se cada vez mais populares. Por isso, a Adecco preparou algumas dicas para optimizar o processo de procura de emprego.

 

Quando se fala emprego, o canal das redes sociais mais importante é o LinkedIn. Porém, esta tendência está a crescer no Twitter, à semelhança do que já acontece em outros países europeus. O mesmo acontece com o Facebook, uma vez que existem grupos e páginas onde são anunciadas vagas, que podem ser pesquisadas, por exemplo, com palavra-chave “emprego”.

Aqui ficam algumas dicas da empresa de gestão de Recursos Humanos a ter em conta se está à procura de trabalho nas redes sociais:

-No LinkedIn participe em vários tipos de grupos de pesquisa de emprego.

-Deve mostrar no seu perfil que está a procurar activamente trabalho. Pode escrever, por exemplo, no título do mesmo que está em busca de novos desafios.

-Optimize o seu perfil. Preencha as informações e competências que faltam no seu perfil para que um recrutador o encontre com maior facilidade e se interesse por si.

-No Twitter, um dos aspectos positivos é a possibilidade de compartilhar tweets (retweeting). Os tweets de procura de emprego geralmente recebem dezenas de retweets, o que significa que chegam a mais pessoas.

-Seguir organizações e empresas do seu interesse ou responsáveis do sector em que actua e de recursos humanos, é fundamental.

-Os hashtags também são uma ferramenta poderosa se forem bem utilizados. Adicione um hashtag com o nome da sua cidade para encontrar as ofertas mais próximas. Quanto mais específico for na utilização de hashtags, mais rapidamente conseguirá obter as melhores ofertas.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais