Sabe qual é a empresa com melhor reputação de empregador em Portugal?

O estudo OnStrategy Employer Brand Reputation avalia a reputação das marcas enquanto empregadoras e dá a resposta.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Microsoft lidera as preferências globais dos inquiridos com uma percentagem de 81,4%, seguida pela Nestlé com 81% e pela Delta, com 80,6%, que sobe do 5.º para o 3.º lugar face aos resultados de 2021. O top 10 fica completo com a Google, que desce uma posição no ranking (79,8%), a Vodafone (77,5%), a EDP (77,2%), a Disney (76,7%), a L’Oréal (76%), a Lego (75,4%) e a Altice (75,3%).

A Delta é, assim, a marca portuguesa mais bem cotada neste estudo, ocupando a terceira posição, seguindo-se a EDP em sexto lugar. A terceira empresa portuguesa no ranking é a Jerónimo Martins, que ocupa a 17.ª posição, logo seguida pelo Continente.

Este estudo avalia a reputação das marcas enquanto empregadoras e foi realizado em conformidade com a norma ISO20671 (análise e avaliação de estratégia e força de marca), contemplando dimensões de análise como: 1) Emoção; 2) Produto, serviço e inovação; 3) Ambiente de trabalho, formação e remuneração; 4) Cidadania e responsabilidade social; 5) Governo e liderança.

Os inquéritos foram realizados entre Março de 2021 e Fevereiro de 2022. Os objectivos do estudo passam por colocar à disposição das organizações uma informação complementar aos indicadores associados à reputação das marcas, mas com uma visão e abordagem comportamental focada na atracção da empregabilidade e não apenas nas percepções associadas ao bem-estar e ambiente de trabalho. Assim, a análise cobre as perspectivas emocionais e racionais, sendo auditados mais de 30 atributos que permitem avaliar o grau de atracção de empregabilidade, conjugando o contributo e a avaliação de critérios como emoção com a marca, qualidade de produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, formação, remuneração, responsabilidade social, governo e liderança.

Para realizar este estudo, a OnStrategy teve por base a metodologia do estudo RepScore da OnStrategy, que está em campo 365 dias, com uma adaptação específica e orientada para a atitude e comportamento sobre a atracção de empregabilidade. A metodologia utilizada assenta, por isso, numa abordagem qualitativa no que diz respeito à percepção de imagem; e quantitativa no que diz respeito à componente racional.

A pesquisa e análise deste estudo focam- se em quatro públicos-alvo (estudantes universitários, quadros empresariais não especializados, quadros médios e quadros superiores), com mais de 20 mil respondentes e com quotas representativas destes em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

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