Sabe quanto ganha um director de Recursos Humanos? Este estudo dá a resposta

O estudo anual da Michael Page analisa a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano, para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.

A pesquisa mostra que nas grandes empresas e multinacionais, um director de RH pode auferir entre 54.600 mil a 120 mil euros, enquanto numa PME e empresa nacional o salário oscila entre os 35 mil a 70 mil euros.

O salário base já não é o único factor decisivo. Os profissionais valorizam cada vez mais benefícios extrassalariais, como teletrabalho, planos de saúde, viatura de serviço ou esquemas flexíveis de compensação. Esta tendência obriga as organizações a repensar pacotes de remuneração e a alinhar as propostas de valor às expectativas dos colaboradores.

Nesse contexto, cresce a especialização dos departamentos de RH, com a criação de áreas de Compensation & Benefits e contratação de profissionais especializados. Observa-se um ligeiro aumento salarial nos perfis técnicos generalistas, enquanto os cargos de middle management e direcção mantêm estabilidade em termos salariais, embora a valorização de benefícios adicionais seja cada vez mais consistente. Paralelamente, aumenta a procura por perfis versáteis, com visão estratégica, competências digitais e capacidade de actuar como parceiros de negócio.

Para atrair e reter talento, as organizações que se destacam combinam remuneração justa, benefícios relevantes, oportunidades de desenvolvimento e um ambiente inclusivo e flexível, consolidando o papel dos RH como motor de crescimento e transformação. Num contexto de evolução constante, em que mais de metade dos profissionais (62%) identificam o work life balance como o aspecto mais importante da cultura organizacional, a capacidade de alinhar a estratégia de pessoas com objectivos de negócio será determinante para a competitividade e sustentabilidade futuras das empresas.